sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

OS ANOS JK

Vale a pena visitar o portal do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. Lá, existe a excelente página
"Os anos JK", na qual foram disponibilizados cerca de 250 textos biográficos e temáticos que recuperam figuras de destaque daquele importante período, como Jango e Lott, e temas relevantes como o Plano de Metas e a construção de Brasília.


São apresentados ainda cerca de 100 fotos e documentos textuais e uma seleção de depoimentos de atores políticos do acervo de História Oral do CPDOC.

Além das fotos, o que mais gostei foi das três entrevistas que JK concedeu à socióloga e professora Maria Vitória Benevides. Impossível a leitura sem que se emocione. Ela o procurou em 1974 para colher dados para a pesquisa sobre os aspectos políticos do seu governo, que pretendia estudar em termos de uma hipótese de estabilidade política "num contexto histórico de instabilidade política crônica".

Eis aqui um trechinho do depoimento de JK:


- Às seis horas da manhã, eu me levantava e sentava na minha mesinha. Meu quarto ainda está lá, tem 2 x 2,5 m; um cubículo, com uma janelinha e uma mesinha que a minha irmã (era muito jeitosa, muito boazinha, um amor de criatura) fez para mim. Pegou um caixote, botou quatro pezinhos, e era naquela mesinha que eu punha os meus livros. Sentava às seis horas da manhã e levantava à nove horas da noite, almoçava e jantava e voltava. Passei a mão num programa do Colégio Pedro II que, naquele tempo, era o ginásio oficial do Brasil e comecei a me preparar. Em Minas Gerais só tinha um ginásio, em Belho Horizonte. Era um atraso terrível. E, para fazer os exames parcelados, eu teria que ir para Belo Horizonte, mas só quando atingisse 18 anos. Pegava o programa do Pedro II, por exemplo, português, francês, inglês, geografia, história, história natural, química, física, aquela coisa toda do primeiro programa. Era autodidata, porque não tinha professores, era comigo mesmo; era muito mais difícil, é claro, mas eu me debruçava ali no livro. Línguas, era na base do dicionário.

Na foto, Juscelino Kubitschek e Lúcio Costa examinam planta.

Nenhum comentário: