terça-feira, 24 de janeiro de 2006

CARNAVAL DO FANATISMO



"Caro Altino, como vão as coisas?


Recentemente, recebi alguns "spams" contendo informações preocupantes sobre a livre distribuição das plantas que compõe a ayahuasca, cursos para aprender a produzir o chá e também propagandas de "crie sua própria igreja", vindas de um grupo comandado por um tal de Gideão.

Como pesquisador do assunto, fiquei preocupado com estas propagandas, que nem chegaram para o meu e-mail particular, e sim em forma de "spam".

Acredito que este tipo de coisa pode prejudicar as instituições ayahuasqueiras em geral, pois este tipo de prática é perigosa e pode ser confundida com os grupos principais.

Além disso, as pessoas de maneira geral estão sujeitas à possíveis danos jurídico-policiais nessas "novas igrejas" e ficam expostas a possíveis danos psicológicos os eventuais participantes de grupos conduzidos por indivíduos não preparados adequadamente para servir o chá.

É por isso que estou encaminhado esta mensagem para pedir sua ajuda para criticar este grupo, pois acredito ser uma prática irresponsável.

Uma sugestão seria a de juntar o apoio de lideranças importantes do Daime, UDV e Barquinha. O que você acha?

Grato pela atenção,
Rafael G. dos Santos"

Nota: Caro Rafael, após visitar o site Nossa Senhora da Conceição sugerido por você, o que posso fazer é reconhecer que a situação é grave. A história da doutrina do Santo Daime, fundada por Raimundo Irineu Serra, permanece ofuscada por versões mentirosas que se valem de todas as mídias. São centenas ou milhares de grupos que banalizam uma doutrina dentro e fora do país. Ela tem sofrido um longo assalto no qual, obviamente, não se respeita sequer direitos autorais. É fácil constatar isso no Google, onde existem 65 mil ocorrências relacionadas à expressão Santo Daime. Nenhuma delas foi publicada pelos que realmente seguem, sem fanatismo, a organização estabelecida pelo fundador. Também não existe nenhum outro centro subordinado ao centro original da doutrina do Santo Daime, do qual ninguém recebe convite para frequentá-lo ou sequer vai encontrar o seu endereço na mídia. Mas a cada dia os messiânicos dissidentes se fracionam mais e mais. Paradoxalmente, o tal Gideão está sendo mais honesto que a maioria ao publicar a tabela de preços e anunciar algumas promoções na cobrança de seu xamânico carnavalito . Assim como acontece em relação ao nome de Jesus, existe muita gente ganhando muito dinheiro usando o nome de Raimundo Irineu Serra e da sua doutrina. São milhões de dólares decorrentes do comércio internacional da ayahuasca, do turismo religioso, da abertura de centros, do dízimo, da maconha, da cocaína e de outras drogas que têm sido criminosamente associadas aos pretensos rituais, que são mais carnavalescos que religiosos quando comparados ao original. A situação caminha para se configurar num problema de saúde pública a ser enfrentado de modo firme e competente pelas autoridades brasileiras. As pessoas precisam estar atentas para que possam se defender do assédio do fanatismo, que se expõe apenas como simulacro do conhecimento oculto da humanidade. Quanto à sua sugestão, compete aos centros. Esta é apenas a minha opinião. Um abraço.