segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

ECO-GUERREIRA MARINA



Existe na edição de hoje da Folha de S. Paulo uma notinha dando conta que a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) foi citada pelo jornal britânico "The Independent" como uma das dez pessoas que mais lutam (por vezes literalmente) pelo ambiente no planeta.

O ranking foi feito pelo jornalista especializado em ambiente Fred Pearce, e coloca a acreana ao lado da ativista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz de 2004, e do militante antibiotecnologia francês José Bové, famoso por seus ataques a lanchonetes McDonald's.

- [Marina] Silva está envolvida em proteger a floresta amazônica e a vida de seus guardiões, incluindo os seringueiros. Com [Chico] Mendes, que foi assassinado em 1998 [o correto é 1988], ela ajudou a organizar a resistência aos madeireiros no Estado do Acre - diz o jornal, em referência ao movimento dos empates.

Outros "eco-guerreiros" listados pelo "Independent" são Paul Watson, fundador da ONG Sea Shepherd e Amory Lovins, profeta da energia renovável.

Na foto do Sérgio Vale aparecem o governador Jorge Viana e a ministra Marina Silva caminhando até a casa de um seringueiro cuja família ajudou a combater os incêndios em Xapuri durante a seca amazônica de outubro.

Nenhum comentário: