sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

FELIZ SAPO KAPU

Meus amigos Joaquim Tashka, Laura Soriano e Zé Paulo Tezza aproveitam as festas de Natal e ano novo para realizarem desta vez um documentário sobre o ritual do sapu kapu entre os yawanawá.

O grupo, que está na Aldeia Nova Esperança, às margens do Rio Gregório, promete que o documentário terá a mesma aceitação e repercussão do DVD YAWA - História do povo Yawanawá.

Diferente de anos anteriores, quando aproveitaram o fim de ano para viagens ao sul do país ou ao exterior, o grupo se embrenhou no coração da floresta para realizar filmagens com os pajés e conhecedores do sapo kapu, tendo como atores pessoas do povo yawanawá.

A cerimônia com uso do sapo kapu é cultivada pela tribo desde tempos imemoriais.

- O documentário trará lindas imagens do ritual, onde os verdadeiros donos do saber usam de forma respeitosa o leite sagrado do sapo, que representa para nosso povo a saúde e a prosperidade concedidas dado pelo Criador - explica Tashka.

Segundo o líder indígena, o documentario mostrará ao mundo ocidental a verdadeira cultura do sapo kapu, ao contrário dos que o usam sem nenhum tipo de conhecimento, sem respeito e apreciação pela verdadeira cultura do povo originário.

Direto da aldeia, acessando a internet pelo sistema de satélite, Tashka, Laura e Ze Paulo enviaram essa mensagem porque, segundo eles, querem compartilhar com os leitores deste blog um pouquinho da alegria de produzir uma novidade que virá em 2006 em benefício da cultura do povo yawanawá.

- Desejamos a todos feliz Natal e um ano novo de saúde, propiciado pelo sapo, que estamos tomando desde que chegamos à aldeia. Um feliz ano de sapo para todos.

Assista o filme "Aldeia Nova Esperança do Rio Gregório - Yawanawá, Acre", dirigido em 2003 pela Escola de Educação Audiovisual Nós do Cinema, por ocasião da instalação das primeiras antenas de conexão com Internet da Rede Povos da Floresta, iniciativa do CDI, com apoio Star One. Clique aqui.

Nenhum comentário: