quarta-feira, 9 de novembro de 2005

RESTAURANTE POPULAR


Embora o governador Jorge Viana (PT) tenha desaprovado a iniciativa com o argumento de que a mesma concorrerá com quem já serve comida boa e barata e, por sua vez, a imprensa tenha até apelado em editorial para que o projeto seja abortado, o prefeito Raimundo Angelim (foto) está decidido mesmo a abrir o primeiro restaurante popular em Rio Branco.

- Nós realmente vamos implantá-lo, na região da Baixada do Bola Preta, que é um local de grande concentração de trabalhadores. Não haverá concorrência com proprietários de pequenos restaurantes, que serão convidados por nós, por por exemplo, para receberem apoio em capacitação - afirmou o prefeito petista.

O restaurante popular, que vai servir refeição de R$1,00, é um dos programas integrados à rede de ações e programas do Fome Zero, política pública de inclusão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foi criado com a esperança de que seja formada uma rede de proteção alimentar em áreas de grande circulação de pessoas que realizam refeições fora de casa, atendendo os segmentos mais vulneráveis do ponto de vista nutricional.

O objetivo do Programa Restaurante Popular é apoiar a implantação e a modernização de restaurantes públicos populares geridos pelo setor público municipal/estadual, visando à ampliação de oferta de refeições prontas saudáveis e a preços acessíveis, reduzindo assim, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar.

Os restaurantes populares podem ser geridos diretamente por órgãos da administração pública ou por meio de parceria com organizações sem fins lucrativos, como associações, ONGs e OSCIPs.

Esses restaurantes devem estar articulados com outras ações de segurança alimentar e nutricional, como educação alimentar, merenda escolar, distribuição de alimentos à população carente. Recomenda-se ainda, que a compra de alimentos seja feita através dos produtores locais, gerando assim mais renda e emprego.

O governo federal informa que, em alguns casos, a administração pública optou por terceirizar a operacionalização dos restaurantes populares por meio da contratação de empresas de alimentação industrial. Nesse modelo de gestão, fica transferida à iniciativa privada a exploração comercial do restaurante, cabendo à administração pública a função de avaliação e monitoramento dos serviços.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hoje em dia preocupa-se primeiro com os proprietários de restaurantes e depois com os que precisam comer... eh phoda... colocar esse restaurante lah na baixada... pra ninguem ter acesso. Eh isso ai... o governo eh para os ricos mesmo!!!

Anônimo disse...

O restaurante popular foi criado pelo Garotinho, no Rio de Janeiro. O grande erro dessa idéia é, por um real, muitas pessoas da classe média pagam, isto é, a idéia foi deformada.

Anônimo disse...

Achei muito interessante a iniciativa do prefeito,faço nutrição em São Paulo,sei como funciona o restaurante popular e com certeza aí no Acre só vai ajudar as pessoas com risco á insegurança alimentar,pois a constituição afirma que todo ser humano tem direito á uma alimentação equilibrada e saudável.È isso faço votos que este projeto dê certo,pois por isso foi criado o fome zero.