terça-feira, 1 de novembro de 2005

EDIÇÃO ESPECIAL



PENSE GLOBAL, MAS CUBRA O REGIONAL

Está disponível a partir de hoje na web um boletim sobre o I Congresso Brasileiro de Jornalismo
Ambiental. É uma edição especial produzida pela Rede de ONGs da Mata Atlântica em trabalho que reuniu gente de vários cantos do país.

O boletim é dedicado a três profissionais importantíssimos para a história do jornalismo ambiental no Brasil, que não puderam estar presentes no evento:

Maria Zulmira de Souza, criadora do Repórter Eco da TV Cultura de São Paulo;

Regina Scharf, exímia repórter que relacionou a questão econômica com a ambiental nos velhos tempos da Gazeta Mercantil;

E Roberto Villar Belmonte, criador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e do programa Gaúcha Ecologia, na Rádio Gaúcha, em Porto Alegre, e membro licenciado do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul.

Vocês vão encontrar no boletim, entre outros temas, reportagem com André Trigueiro ("Sem Jornalismo Ambiental curso é incompleto"), e entrevistas com Altino Machado (do teatro amador ao blog), Tânia Martins (uma luta solitária no Piauí) e Frederico Dava (uma experiência valiosa de Moçambique).

Existe, ainda, uma matéria sobre o painel no qual André Mugiatti e eu fomos palestrantes, quando enfatizamos que a Amazônia não é bem retratada pelos veículos de comunicação.

Comentário do meu amigo André Mugiatti após a leitura do boletim:

- Engraçado, parece que sei mais sobre o que rolou no congresso lendo o boletim do que tendo participado dele.

Clique aqui.

Nenhum comentário: