terça-feira, 1 de novembro de 2005

SANTO DAIME

EUA devem aprovar consumo religioso

Vários membros da Suprema Corte dos Estados Unidos deram indícios, nesta terça-feira, de que seriam favoráveis a permitir que seguidores americanos de um pequeno culto religioso de origem brasileira usassem do chá alucinógeno Santo Daime como parte de suas celebrações. A decisão sobre o caso será divulgado na metade de 2006.

Edwin Kneedler, um advogado do governo americano, pediu à Suprema Corte que reformasse uma decisão de uma corte de apelações permitindo o uso do chá e alegando que a proibição dele violaria a lei de liberdade religiosa. O chá contém a dimetiltriptamina, ou DMT, uma substância controlada e proibida nos EUA.

Nancy Hollander, advogada do Novo México que representa os seguidores americanos do culto, argumentou que seus clientes tentavam apenas praticar sua crença religiosa. Segundo Hollander, as liberdades religiosas não poderiam ser limitadas pelo governo.

Durante os argumentos sobre o chá Hoasca, vários juízes disseram que o governo federal americano já havia feito uma exceção para o peiote usado em cultos indígenas no país. "É possível abrir uma exceção sem que o céu venha abaixo", disse o juiz Antonin Scalia, membro da Suprema Corte.

O juiz John Paul Stevens sugeriu que o interesse do governo talvez "não fosse tão comovente", já que o número de usuários do chá Hoasca seria bastante pequeno.

Membros do culto chamado Centro Espírita Beneficente União do Vegetal acreditam que o chá é sagrado e o utilizam para entrar em contato com Deus. O líquido é feito com duas plantas originárias da Amazônia.

Fundado no Brasil em 1961, o culto mistura ensinamentos cristãos com crenças indígenas da América do Sul. Ele possui cerca de 8 mil membros no Brasil e 130 seguidores no Estado do Novo México (EUA)

Fonte: Reuters

Nota do blog: leia mais a respeito no blog Ambiente Acreano, do Evandro Ferreira.

Nenhum comentário: