sexta-feira, 14 de outubro de 2005

"PERDI O RESPEITO"

Opinião da índia Edna Yawanawá sobre Sebastião Manchineri:

"Não gosto dessas brigas políticas, mas infelizmente está acontecendo. Só gostaria de entender por que tanta mágoa da parte de Sebastião Manchineri, o Sabá, e Manoel Gomes? Que tipo de mudança e pensamento quer o Sabá, que deveria, no mínimo, ter chegado com humildade ao Acre, e ter procurado as lideranças indígenas maiores, como Leôncio Apurina, Mario Poyanawa, Jorge Lemes, Vicente Sabóia, Antonio Pianco, Raimundo Luiz Yawanawa, Zequinha Kulina e outras verdadeiras lideranças, e ter pedido conselho e apoio e não sair jogando pedras nas pessoas, apoiados por outros insensatos? Por que que quando a União das Nações Indígenas (UNI) estava caindo você não ajudou, Sabá?


Eu estava lá, eu era a tesoureira da UNI, junto com meus amigos Aderaldo Jaminawa, Maru Kaxinawa, Narco Kaxinawa, que como você mesmo diz, é mestiço. Você, um homem tão inteligente, poliglota, cheio de contatos, fez igual a COIAB, que nos iludiu com promessas de ajudar a UNI e depois sumiu!

Pergunte ao Chico Preto se isso não foi verdade! Você mesmo muitas vezes ligou e falou com o Chico, mas nunca ajudou a UNI de fato e de verdade! Agora quer posar de herói. Páre com isso! Se você quer mudança, faça a mudança ou peca de forma diferente, não ofenda as pessoas, suas família, sua história, jogue limpo! Quem é você pra apontar alguma coisa na cara de alguém? Cuidado! Isso dá cadeia!

Além disso, esse pseudônimo que você usou, de Clarinda Lopez Tapuia, não colou não. Se essa pessoa existe realmente, mande para nós seu endereço, sua foto, seus contatos, diga onde ela mora, porque ela sabe muito da vida íntima nossa! Esse povo Tapuia não sei nem se existe aqui pelas bandas do Acre. Isso dá cadeia! Você esta desrespeitando não só o povo ashaninka, mas a todos os outros povos que estão representados na Secretria Extraordinária dos Povos Indgíenas.

Sabá, nós não sabemos sua historia. O que você fez na COICA que nem pôde ajudar a UNI de lá? Qual o seu trabalho la? Nós aqui de Tarauaca não sabemos. Ou você só quer ser reconhecido la fora? Infelizmente você, com esse poder todo e auto-afirmação, está dominando mentes fracas como a do nosso companheiro Manoel Gomes! Chame todos nós pra conversar ou você prefere pessoas como sua amiga Clarinda Tapuia?

Conheço o secretário Francisco Pinhanta e não é só de agora. Admiro o trabalho dele e de seu povo há muitos anos. São pessoas sérias, honestas, como nós, povos indígenas, temos que ser. Gostaria que sua amiga Clarinda falasse tudo isso na cara e na frente da mãe e do pai do Francisco Pinhanta, na frente de seus irmãos e de seu povo. Para você ouvir e respeitar a família que não lhe pertence.

Quando eu estava na UNI, vi muitas coisas. Quando um dia eu for chamada a depor, vou falar de tudo que vi. Ninguém me contou. Eu estava lá. As lideranças verdadeiras precisam saber disso também. Todos têm culpa: brancos e índios. Pra ser liderança, não precisa falar varias línguas. O que precisa é de humildade, verdade e sinceridade no coração, coisa que vocês não estão tendo. Vocês estão fazendo tanta confusão por um cargo, mas isso já virou uma briga pessoal. Vocês não gostam do Francisco, essa é a verdade. Sabe por que? Porque ele nunca roubou, porque o nome dele não está na lama, não está manchado.

Vocês querem sujar a imagem dele porque a de vocês está muito mal. Se você, Saba, é reconhecido por aí como um líder maior, só se for pra essa tal de Clarinda Tapuia. Mas, pra nós aqui, você é simplesmente Sabá Manchineri, um índio como qualquer um outro.

Nos povos indígenas temos que ter orgulho de ser índios, de termos uma luta pelo nosso povo. Nós, jovens índios, que queremos o melhor pro nosso povo, estamos aprendendo com nossas lideranças mais velhas. Dê bons exemplos, Sabá. Não é xingando os outros com palavrões baixos, baixarias a ponto de envolver as famílias, que vamos resolver os problemas. Pra isso não precisamos estudar na Suíça, porque alguns de nós já fomos pra fora do Brasil, não só uma, mas varias vezes. Outros também já moraram fora, mas não vejo nenhum motivo de se exaltar, falamos outras línguas e escrevemos bem, isso não faz uma grande liderança, mas podemos utilizar isso para o bom proveito em prol do nosso povo, inteligência, capacidade.

Como diz um provérbio: que os outros falem de nós e não nós mesmo nos elogiando com a nossa própria boca. Isso e narciscismo, auto-elogio. Que pena! Isso não mostra humildade de sua parte. Você não merece mais o meu respeito e muita menos a minha admiração".

Edna Yawanawa
Secretaria da OAEYRG

7 comentários:

Anônimo disse...

Gente,

Isso tá virando baixaria,
Altino acho que o teu blog agora virou um ringue de brigas de índios furiosos entre eles pedindo justiça da justiça, que não tem justiça nem com ela mesmo.
Fale procurardor Marcos Vinicius, você não é macho suficiente para botar pra fora o pedido de investigação protocolada pelos índios que ficaram na coordenação provisória da UNI pedindo para investigar índios e brancos do convêncio UNI/FUNASA.
Você não tem coragem ou o governador pediu para você protocolar com medo de envolver gente do governdo que tão metido até o pescoço nisso, a exemplo o vice prefeito Eduardo Farias e etc?

Anônimo disse...

Gente,

Isso tá virando baixaria,
Altino acho que o teu blog agora virou um ringue de brigas de índios furiosos entre eles pedindo justiça da justiça, que não tem justiça nem com ela mesmo.
Fale procurardor Marcos Vinicius, você não é macho suficiente para botar pra fora o pedido de investigação protocolada pelos índios que ficaram na coordenação provisória da UNI pedindo para investigar índios e brancos do convêncio UNI/FUNASA.
Você não tem coragem ou o governador pediu para você protocolar com medo de envolver gente do governdo que tão metido até o pescoço nisso, a exemplo o vice prefeito Eduardo Farias e etc?

Anônimo disse...

Eu fui eleita em assembleia geral, nao sou de comissao provisoria e desde quando sai da uni esperava que a justica fizesse alguma coisa...voce gosta de ofender as pessoas Tapuia, espero que o Marcus Vinicius leia este blog e procure voce ate te encontrar, ai na cara dele voce pergunta se ele e macho ou nao...edna

Anônimo disse...

Gente,
que escaramuça louca...
São as correrias em uma nova fase: correria de palavras.
vamos ver no que dá...

Anônimo disse...

Altino,
O seu blog agora virou um verdadeiro Papo de Índio, ou melhor lavandeira de índio.
Lendo o e-mail da Sr. Edina, vejo que ela guarda rancor com o movimento por não ter feito nada quanto esteve na coordenação nem tão pouco está fazendo pelo seu povo.
Parece ser uma mulher mal amada, acusando a mim Tapuia como não tendo identidade. Sou muito mulher mais do que ela.
Não estou desafiando o procurador, apenas pedindo para ele ser coerente em fazer justiça pedida pelos próprios parentes. Infelizmente no Acre tá tudo controlado.
Viva o Sabá Machineri que tem coragem de falar.
Nota zero pro Francisco Pianco, que é um quase analfabeto e mestiço que fala porque não tem o que dizer.
Vamos trocar o secretário mesmo.
Atenciosamente
Clarinda Lopez Tapuia

Anônimo disse...

SABÁ

Quase não leu este blog, até porque ocupo meu tempo entre meus estudos da floresta no curso de engenharia florestal na ufac e de administração de empresas na uninorte, além de ser responsável escolhido pelos líderes empresariais do Estado do Acre para comandar as ações que levem a região para um fluxo de negócios internacionais com a América Latina.

Não sei o que se passa com o povo indígena acreano, mas posso dar meu testemunho sobre o Sabá, meu irmão e companheiro de longas horas de rituais de Ayahuasca ou Cipó.

Conhecí Sabá através do meu compadre Jucá, cacique e pagé da aldeia Novo Lugar, na reserva indígena do alto purus.
Jucá me apresentou ele como um jovem de grande futuro. Ele solicitou de mim para convidá-lo consagrar o Nichipai num sábado, lá no cafezal do Mestre Irineu.

Assim o fiz, no ano de 1999, numa noite de verão, consagramos o Nichipai e durante horas escutamos antigos cânticos kachinauas entonados pelo Jucá.

Nessa noite, observamos durante as mirações, do futuro desse jovem, das responsabilidades que ele deveria enfrentar pela frente.

Passadas as horas de ritual, conversamos com ele e fizemos ver a ele desse futuro promissor como liderança indígena.

Voltamos a tomar o Nichipai durante muitas noites de verão e de inverno. Acompanhei Sabá durante a rebelião indigenista na Funai, quando os seus parentes estavam sendo mortos por negligência médica na Casa do Índio.

Participei da reunião que culminou com a descisão de tomar posse da sede da Funai no Acre, a pedido do Coordenador de saúde da Funai Brasília. Na primeira noite, umas quarenta pessoas consumiram o Nichipai feito por mim. Assim foi, noite trás noite. Sabá soube dirigir o grupo de caciques e lideranças vindas aos poucos de todas partes do Acre e do sul da Amazônia. Falamos a ele que um índio deveria ocupar um cargo na Funai Acre, devido a que na época, estava nas mãos de políticos que não gostavam de índios, que não se preocupavam com eles.

Fui detido pela polícia federal por ser considerado o mentor do movimento indigenista, ser ser índio. Liberado no mesmo dia, devido a forte pressão do meu compadre e dos advogados da UNI, descidí continuar ajudando Sabá e seus parentes fornecendo o Nichipai a ele de forma gratuita e dessinteressada como sempre.
Acompanhei a trajetória do Sabá em todos os minutos. Quase todos os sábados tomavamos o Nichipai, seja na casa dele, lá no sobral, seja na minha casa no Alto Santo, seja na mata, acompanhado de outros parentes e do meu compadre Jucá, atual presidente da Associação de Caciques e Pajes do alto purus. Na época ninguêm dava a mínima para o movimento indigenista. Foi numa das noites de Nichipai que vimos a importância de construir um recinto onde os índios pudessem expor sua cultura, o atual Kaxinauá, lá no centro de Rio Branco.
Desses rituais saiu o nome do Sabá, na miração, vimos que ele era o indicado para esses cargos de liderança.
Acompanhei Sabá horas antes de assinar pelo PT, ele me contou da pressão política dos convites para que ele fosse petista. Já se despontava como liderança e muito forte.

Acompanhei Sabá horas antes de viajar para Genebra, a convite do Itamaraty onde além de representar o Brasil, ele foi expor sua cultura. Levou Nichipai feito por mim. Ele me pideu para poder apresentar o ayahuasca lá, perante os povos de outras regiões. Na volta, ele me contou com alegria que tinha dado Nichipai para muita gente, africanos, australianos, latinoamericanos. Me contou também que ele cantou um dos hinos do Daime, fiquei feliz, pois nunca tentei induzí-lo a achar que a doutrina do Daime fosse mais certa que a doutrina dos povos indígenas, até porque sei de toda a história do Mestre Irineu e o respeito que ele tinha por eles. Na noite em Genebra, Sabá cantou o hino do Alfredo Gregório de Melo, "Eu Venho a Acrescentar", um dos belos poemas da doutrina do daime. Para mim foi uma surpressa, pois ele sempre se mostrou rejeitivo da doutrina do negro que depois foi apropriada pelo homem branco.

Soube da nomeação do Sabá para a comissão latinoamericana indigenista. Voltamos a tomar o Nichipai. Lamentei que meu amigo fosse embora para Equador. Ao final, foram muitas noites de conversa e muita pagelancia juntos.

Hoje em dia soube que ele voltou, através dos jornais, que queriam manchar sua imágem com acusações. Como sempre, tenho acompanhado de longe o antagonismo entre ele e os parentes ao respeito da secretaria indigenista no Acre.
Não tenho visto ele, até porque meu tempo é muito curto.

Mas tenho certeça que se ele está mexendo com o movimento indigenista é porque alguma coisa há lá. Sabá é um guerreiro capaz de assumir posições fortes com relação ao seu povo e ao homem branco. Pelo que lí, detem o apoio de 9 das 15 nações indigenistas do Acre e sul da Amazônia, além do apoio do atual coordenador da comissão indigenista latinoamericana.

Não me atrevo a discutir quem tem a razão, até porque não conheço o atual secretário, mas volto a insistir, se Sabá está contrário, alguma coisa indicada pelo Nichipai ele está seguindo. E por falar em Nichipai, Sabá é uma das pessoas que mais aguanta grande quantidade de ayahuasca no seu corpo. Não é aquele pouquinho que homem branco consagra nos trabalhos por aí, é muito Nichipai que ele consome, justamente porque ele nada tem a temer, ele gosta de ver as coisas enviadas pelos seus ancestrais, pelos ancestrais do Ayahuasca, Nichipai, Santo Daime, Huniuni, seja lá como vocês quiserem chamar, pela força divina que comanda nossa américa há milhares de anos.
Por isso digo e afirmo, alguma coisa há de ter e Sabá deve estar seguindo os conselhos dos espiritos antigos pajes do Nichipai.
Não me atrevo a pensar que é porque ele está sem dinheiro, até porque conheci ele sem dinheiro, aquele do dia a dia, dos brancos. Conhecí ele rico em terras, cultura, vegetação e parentes. Conheço sua família e especialmente sua mãe, pela que guardo profundo respeito e sei que nestes minutos deve estar pidindo para seu filho não entrar na boca de gente que o ataca.

Me desculpe a parentada, mas, só conheço as pessoas consagrando o daime, e não só uma vez, várias vezes, assim posso lhes afirmar que Sabá é um escolhido pelos espíritos da floresta para estar onde está. É contra as drogas dos brancos, é contra os vícios, é contra a bebida que muitos gostam, é contra branco também, aquele que quer tomar o índio para ganhar dinheiro, para garantir uma boquinha. Ele é forte e eu não mexeria com ele, no sentido da proteção espiritual dos ancestrais que ele é possuidor.
Deixem ele assumir a secretaria, alguma coisa há por trás disso. O povo indígena tem passado muitas turbulências depois que viraram capa de revista no Acre, depois que ganharam motores e rádios. É bom deixar que eles descidam quem deve ser o secretário, se não, teremos muita guerra pois Sabá é especialista nisso, é comandante e general de batalha, dos bons, daqueles de arrepiar a carne.

Aproveito a ocassião para convidar Sabá e seus parentes, assim como o atual secretário e seus parentes para novamente consagrar o Nichipai num sábado destes. Quem quizer ir pode ir, mas tem que ser forte, pois a gente vai buscar longe, lá, no mundo dos espíritos as orientações e conselhos dos velhos anciãos do Ayahuasca, que é o mesmo daime que o branco consagra. É para ver o corpo tremer, a terra e toda a floresta. Aí poderão observar a força deste jovem guerreiro Machinneri, poderão observar como é bom respeitar aos verdadeiros donos destas terras, poderão ver com seus olhos a força divina que comanda a floresta amazônica onde vivemos.
Poderemos ver como sabá abraça o atual secretário e vice versa, pois esta questão de secretário é coisa de branco. Na tribu, é cacique e pajé, por cá é um monte de coisas e nomes.

Assim, não posso afirmar que Sabá é mau, que é ladrão ou algo parecido. Pelo que sei, é um defensor do seu povo, o verdadeiro povo que verdadeiramente preserva a floresta.

Quanto ao atual secretário e sua família, como não os conheço, guardo meus respeitos e meu convite para se quizerem, dialogar em paz com Sabá e rever esta questão de cargos e noemações que nada acrescentam para o caminhar indígena.

Minhas boas vindas ao meu amigo Sabá e meu apoio incondicional na sua luta pela defesa dos parentes.

Esquecí que sou batizado kaxinauá, pelo Cacique e Pajé Romão Sales, na época 93 anos de idade (1998), oriundo das matas.
Alguma coisa posso falar ao respeito, não sou um branco mestiço entrando onde não é chamado. Meu nome , colocado por este ancião kaxinauá é Muru Inu Baque.

Meu nome colocado pelos meus pais não interessa, já que a questão é indígena só interessa esse.

Abraços sabá, abraços atual secretário.

Muru Inu Baque

Anônimo disse...

Meu amigo Muru Inu Baque,

Não confunda espiritualidade séria com política suja.
Não manche a memoria de nossos ancestrais, com política de rasteira baixa e sem alma.
Nixi Pae é espírito, merece respeito. Sabá é um espírito vagabundo que não merece respeito. Não use isto como instrumento para justificar a bagunça de espíritos vagundos como o Sabá anda pregando.
Te toca meu, deixe que os índios resolvam isto entre eles.
Não me venha com essa babozeira toda usando como justificativa a visao do Nixi Pae.
A visao do Nixi pae não pegra o correio da má notícia. Nem não pouco briga entre irmãos.
TODOS QUEREM SER IRMÃOS
MAIS NÃO TEM A LEALDADE
PARA SEGUIR NA VIDA ESPÍRITA…….
Sabá não é flor que se cheira. Todo mundo sabe disto
Tiver dúvida, digite o nome dele no GOOGLE e ver se é mentira mesmo, assim como ele anda dizendo que são difamações roubadas do site da COICA. A propósito o que os outros sites falam, também são roubados?

Huni Kuî Bixku Irumapa