segunda-feira, 10 de outubro de 2005

"O ACRE EM VERMELHO"

De Marc Dourojeanni, no site O Eco:

"O vermelho, neste caso, não faz referência à cor da estrela do PT que lidera a política do Estado do Acre. O vermelho aludido é o do fogo que, em forma inédita, está destruindo enormes extensões de florestas na região de confluência de três países amazônicos: Bolívia, Brasil e Peru, especialmente no Acre. O que é inédito é que, nesta oportunidade, se fala realmente de fogo na floresta e não, como é costume, do fogo que consome a madeira de áreas previamente derrubadas ou que pretendem renovar pastagens.

Na viagem entre Brasília e Rio Branco, por feliz coincidência, sentou-se a meu lado o engenheiro florestal Jorge Viana, Governador do Acre. Ele trazia nas mãos o livro “Colapso” de Jared Diamond e, pela posição do marcador, já tinha lido quase um terço das páginas".

Clique em "O Acre em vermelho" para ler o artigo do colunista Marc Dourojeanni. Ele foi professor e decano da Faculdade Florestal da Universidade Nacional Agrária de Lima, no Peru, e Diretor Geral Florestal desse país. Atualmente é Presidente da Fundação ProNaturaleza.

Nenhum comentário: