terça-feira, 25 de outubro de 2005

AMAZÔNIA


Durante viagem de cinco dias, acompanhado de ativistas do Greenpeace, o fotógrafo Daniel Beltra fez novas imagens chocantes da seca que atinge o Amazonas.

- Nós subimos o rio Madeira e descemos o Purus. Nas cabeceiras, a situação já melhorou. Em Tefé, no Solimões, a água já está subindo, mas o lago está seco, seco, seco. Na cheia a cota atingiu 14,64m, mas neste ano, com a seca, marcou 1,10m - afirma o jornalista André Muggiati, assessor do Greeepeace na Amazônia.


A forte seca que afeta a Amazônia pode ser o aviso que o País e o mundo precisavam para enfrentar de vez as causas que podem condenar a maior floresta tropical do planeta ao desastre: o desmatamento descontrolado e o aquecimento global. Estaríamos já às portas de um triste futuro ou trata-se de um fenômeno conjuntural?

Ativistas do Greenpeace têm visitado e documentado algumas das áreas mais afetadas pela seca no estado do Amazonas. A visão é dramática: grandes rios, lagos e várzeas atingiram seu nível mais baixo em muitas décadas e, agora, não passam de pequenos córregos de lama.

Veja a seguir um balsa encalhada no Solimões há dois meses, o canal de um lago repleto de peixes mortos...

Essas fotos foram distribuídas hoje ao mundo pelo Greenpeace. Desnecessário legendá-las.

Nenhum comentário: