quinta-feira, 15 de setembro de 2005

VOZ DE MÉDICO E SENADOR


O senador Tião Viana telefonou agora a pouco, após gravar uma entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que vai ao ar amanhã, para manifestar insatisfação com a decisão do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemocentro) que continua se recusando a aceitar o sangue de doadores usuários de ayahuasca - bebida preparada com o cipó jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas de chacrona (Psychotria viridis).

O senador vai reunir amanhã, às 17 horas, em Rio Branco, a secretária de Saúde Suely Melo, a diretora do Hemocentro Rita do Socorro Uchoa da Silva e a equipe médica encarregada de elaborar um parecer sobre as reações químicas e psíquicas causadas pela ayahuasca.

Tião Viana já havia se manifestado pedindo à Secretaria de Saúde para cancelar a restrição. Católico praticante, ao longo dos anos tem demonstrado enorme respeito pela tradição do uso religioso da ayahuasca.

Ele mantém boas relações de amizade com as comunidades, especialmente com o Alto Santo, núcleo inicial do Daime, fundado pelo Mestre Irineu Serra e dirigido até hoje por sua esposa, D. Peregrina Gomes Serra.

- A doutrina do Santo Daime é uma das manifestações religiosas e culturais mais belas do país e nada pode interferir na liberdade de seu culto - afirmou.

Tião Viana contou que pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas conseguiram provar cientificamente que o chá da sacaca pode causar hepatite.

- Teremos que recusar também o sangue de quem toma chá de sacaca? - indagou o senador.

Ele disse que o trabalho da equipe médica constituída pela Secretaria de Saúde precisa atuar nesse caso com a máxima transparência e necessita estar embasada cientificamente para sustentar a decisão do Hemoacre de recusar o sangue dos usuários de ayahuasca.

Nenhum comentário: