quinta-feira, 1 de setembro de 2005

SABEDORIA INDÍGENA


Tome nota: na próxima terça-feira 6, às 19 horas, será realizada a abertura da exposição "Os Saberes Indígenas nas Escolas da Floresta", no salão do Memorial dos Autonomistas do Acre.

A exposição reunirá diversas formas de expressão cultural contemporânea de autoria indígena: livros, mapas, desenhos, esculturas e vídeos, produzidos por professores, agentes florestais e alunos das escolas da floresta.

As obras são frutos do programa educacional "Uma Experiência de Autoria", desenvolvido pela Comissão Pró-Índio do Acre, como parte de sua atuação juntos às populações indígenas do Acre desde 1983.

O objetivo da exposição é fortalecer e valorizar os saberes indígenas e propiciar ao público acreano, especialmente professores e alunos da rede de ensino público, a oportunidade de conhecer e apreciar as novas linguagens (verbais, escritas, plásticas e audiovisuais) desenvolvidas no âmbito da chamada "educação escolar intercultural bilíngüe".

Além da CPI-AC, participam da promoção do evento a Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac), a Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas (Amaai), com patrocínio da Fundação Cultural Elias Mansour.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa mais linda! a chuva ainda que besta e a programação das sabedorias indígenas. Gosto do tratamento que vc dá aos seus leitores. Abço. Euzinha.

Anônimo disse...

Oi Altino!
Nossa, quanta coisa pra ler aqui e daqui, até me desorientou. Comento então no meio desta mensagem bonita. Na verdade, entrei pra procurar teu e-mail e te pedir um favorzinho: será que vc, nosso blogueiro antenado, consegue descobrir a que horas e onde será a palestra de Bautista Vidal amanhã? É um cara imperdível, um cientista revolucionário da política energética nacional, já tem uma certa idade e por isso mesmo, mas não somente, fala o que quer. Li n'A Tribuna, mas ali só indicavam o dia. Agora, fim da picada mesmo foi essa sobre a "Amazônia Sustentável", valha-me Deus! O que será de nós? Manda essa foto de Rio Branco junto com a tabela comparativa da poluição pros teus amigos jornalistas do Estadão, "peloamordedeus"! (vou te enviar um artigo legal pelo e-mail. Inté.)

ALTINO MACHADO disse...

Gisela, infelizmente também não sei o horário da palestra do Bautista Vidal. O jeito vai ser você telefonar ou escrever para o jornal A Tribuna (226-2626 - atribuna.ac@uol.com.br) para pedir a informação básica que foi negada aos leitores pela reportagem. É bom conferir se o "moço" está mesmo no Acre. E aprenda a não confiar nos jornais acreanos. Um abraço.

Anônimo disse...

Altino, eu liguei e sabe o que me disseram? "Ah, não sei de nada não." (!?!) Então tá, né? Fazer o quê? Vai ver que o "moço" nem está mais neste mundo e só eu que não tô sabendo. Valeu! Abraços.