terça-feira, 20 de setembro de 2005

PARABÉNS, JORGE VIANA!


O governador Jorge Viana completa hoje 46 anos e certamente essa terça-feira histórica não está sendo o dia mais feliz para esse engenheiro florestal, virginiano, que se formou e veio lutar ao lado de Marina Silva e do líder sindical e ecologista Chico Mendes em defesa da exploração racional das florestas da Amazônia.

A região está sendo castigada pela mais intensa estiagem de sua história, o que tem possibilitado que fazendeiros e agricultores continuem a tocar fogo em pastos, florestas e até nas áreas de preservação permanente.

A audiência mais importante dele hoje, com lideranças da tribo yawanawá, durou quase três horas por causa da questão que envolve a compra pela empresa Tinderacre, do apresentador de TV Carlos Massa, o Ratinho, de terra reinvidacada pela etnia. O projeto de exploração madeireira de Ratinho é de R$ 25 milhões.

- Não canso de avisar: em conflitos nos quais estejam envolvidos índios ou seringueiros, estarei sempre do lado dos índios ou dos seringueiros- afirmou Jorge Viana.

Uma equipe multidisciplinar, criada por Viana há dois meses, continua com a responsabilidade de justificar a incorporação de mananciais e cemitérios que ficaram fora da área indígena demarcada pela Funai.

E as queimadas e a fumaça?


- Infelizmente, nós teremos ainda que conviver com mais queimadas e fumaça. No Acre, nós estamos sendo vítimas dos Estados onde estão queimando de modo descontrolado e a fumaça sendo empurrada para cá - afirmou.


Viana mostrou um histograma elaborado pelo Inpe com os 17.412 focos de calor de ontem e hoje no país.

- É uma injustiça alguém nos responsabilizar pela fumaça que invadiu o Acre - acrescentou.

O histograma indica que os focos de calor estão concentrados no Mato Grosso (8329), Rondônia (4134), Pará (1026), Tocantins (853), Mato Grosso do Sul (639), Acre (472), Marnhão (443), Piauí (347), Amazonas (334), Bahia (260), Goiás (258), São Paulo (130), Minas Gerais (119), Paraná (19), Distrito Federal (14), Ceará (10), Pernambuco (7), Rio Grande do Norte (6), paraíba (6), Alagoas (3), Roraima (2) e Amapá (1).

- Diante dessa realidade triste, com a queima de pastos e florestas e de fumaça castigando a população, ainda existem pessoas criticando a nossa opção pela exploração manejada de madeira. Como estaria o Acre caso não tivéssemos seguindo essa caminho? - indagou.


Havia no gabinete de Jorge Viana uma montanha de presentes e o celular dele não parava de tocar com várias personalidades parabenizando-o. Ninguém ousava, claro, tocar na questão da fumaça para não desagradá-lo.

Ainda tive tempo de perguntar ao velho amigo de tantas lutas se aceitava uma máscara cirúrgica para enfrentar o fumaceiro que o aguardava fora do gabinete. Bem humorado, ele respondeu:


- Agradeço, pois tenho uma caixinha delas em casa.

É isso. Apesar dos pesares, o Acre seria um mar de sangue ou já teria sido devastado caso o movimento social não tivesse personificado sua resistência em Jorge Viana.

Parabéns!

P.S.: Leia no blog Ambiente Acreano, do Evandro Ferreira, a nota "Fogo sobre a terra".

6 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo, Altino. Se não fosse a ação dos movimentos sociais, o Acre já teria "desaparecido do mapa". E olha que são muitos os movimentos sociais sobre isso, e mesmo assim, é difícil conter a ação de tanta negligência.
Abraços!

Anônimo disse...

Astronauta..rss..
Não exagera Altino, não exagera. rsrs... O Jorge Viana merece os parabéns...todos merecem no dia dos seus aniversários.. rss... merece até por ações boas que realizou...rsss... não é só ruim, o cara..rss... mas o Acre sobreviveria sem o Jorge Viana... e talvez se o movimento social tivesse personificado sua resistência em outras lideranças de esquerda... nosso estado não tivesse um governo censurador, personalizado e muito parecido com tantos que combatemos, chamando-os de conservadores e de direita.. rsss... Mesmo assim... Jorge tem seus méritos, mande pra ele um grande abraço de parabéns do Astronauta.. rsss... Agora, diz pra ele ter cuidado que pode ser de tamanduá.. rsrs rs rs

Anônimo disse...

Isso é o que se chama puxasaquismo. Quem ti viu e quem ti vê, ALTINO.

Anônimo disse...

Astronauta, vc é um gentleman! Parabéns pra' vc. nn

Anônimo disse...

Caro blogueiro, só faltou tu se ofertares como vela! Parabéns pros dois, já que fazem parte do mesmo "órgão".

Anônimo disse...

Parabéns chefinho.Puxa, puxa, puxa