sexta-feira, 23 de setembro de 2005

GABEIRA FALOU COM JORGE

Do articulista Merval Pereira, do jornal O Globo:

"O deputado federal Fernando Gabeira, do Partido Verde, depois de ter dado o início ao movimento político que culminou na saída de Severino Cavalcanti da presidência da Câmara, volta-se para uma das suas prioridades, o meio ambiente. Ele alerta que a situação na Amazônia “está muito séria”, com 40 mil focos de incêndio. Há também um grande incêndio na Bolívia. Os relatos são de que o dia está acabando às três horas da tarde por causa da nuvem de fumaça que tomou conta de toda a região, provocando inclusive doenças respiratórias graves que já provocaram a morte de nove crianças no Acre.

A população da região já está se mobilizando, e as primeiras passeatas, com populares com máscaras, começam a protestar nas ruas. Gabeira preocupa-se com a atuação pouco eficiente do governo, e propôs ao governador do Acre, o petista Jorge Viana, e ao líder do governo, Arlindo Chinaglia, que levassem ao presidente Lula a sugestão de fazer uma reunião dos governadores da região para definir uma política emergencial.

Fernando Gabeira avalia que até mesmo para a imagem internacional do país é ruim que essas queimadas prossigam sem que haja uma intervenção firme do governo brasileiro. “Não adianta a gente ficar criticando o Bush, que não cuidou do Katrina, e deixar que essas coisas aconteçam aqui no Brasil”.

Nenhum comentário: