quarta-feira, 21 de setembro de 2005

FOGO NA BOLÍVIA AMEAÇA ACRE

Do jornalista Edson Luiz, o Edinho, da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça:

Caros Chico Araújo e Altino Machado


"Eis mais uma informação que poderá agravar a situação no Acre. É o incêndio na floresta boliviana e, provavelmente, o responsável pela intensa fumaça que está sobre o Acre.

A mesma situação de Rio Branco está sendo a de Porto Velho, onde os vôos também estão sendo cancelados.

Gostaria de ter acesso ao blog do Altino, mas não há permissão nos computadores do Ministério da Justiça.

Não tenho o e-mail do Altino para mandar esta mensagem, por isso encaminhe a ele. Abraços nos dois".

Segue o relato da agência AFP, enviado pelo Edinho:

Gigantesco incêndio devasta a Amazônia boliviana

LA PAZ, 21 set (AFP) - Um incêndio já devorou 150.000 hectares de bosque, no que está sendo considerado um dos piores desastres ecológicos da Bolívia e que, além disso, perturbou as operações em vários aeroportos.

O fogo vem sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros, reservistas e militares e ameaçava, nesta quarta-feira, a aldeia de Nazareth, que fica a 45 km da estrada que liga quatro dos nove departamentos de Beni (nordeste) - Pando (norte), Santa Cruz (leste) e La Paz (oeste).

Em seis dias de trabalhos, as brigadas, que resgataram 500 famílias, conseguiram controlar as chamas em 70 pontos, mas a estiagem prejudica esse trabalho.

A Federação de Camponeses de Riberalta (FCR) teme que o incêndio alcance a crucial região serrana de Alto Ivón, onde ficam os mananciais mais importantes.

Até o momento, 17 comunidades indígenas foram evacuadas, enquanto uma intensa fumaça cobre uma extensa zona do norte, nordeste e leste do país.

Presume-se que o incêndio destruiu por completo o motor da economia local, centenas de hectares de árvores, segundo o subprefeito de Beni, Edgar Vaca Lazo.

Nenhum comentário: