segunda-feira, 19 de setembro de 2005

DE ÍNDIOS E RATINHO

O Joaquim Tashka Yawanawá e mais sete lideranças da tribo yawanawá já estão no município de Tarauacá. Eles desembarcam hoje em Rio Branco para participarem de uma reunião amanhã com o governador Jorge Viana.

Vão tratar da questão que envolve a compra da terra indígena pela empresa Tinderacre, do apresentador de TV Carlos Massa, o Ratinho.


Na semana passada, os líderes yawanawá publicaram uma Carta Aberta, na qual assinalam que não vão ficar calados e omissos e não medirão esforços para lutar por seus direitos, sobretudo de ter de volta seus territórios.

- Fiquem os ratos avisados que as nossas terras são povoadas por onças famintas e queixadas valentes - afirmam na carta.

Pessoas e organizações solidárias ao povo yawanawá estão enviando mensagens eletrônicas exigindo providências das autoridades dos governos estadual e federal. Entre os aliados da tribo estão Hylton Murray-Philipson e Stanley Johnson, ambos ingleses.

Stanley Johnson, jornalista e escritor, é deputado do parlamento britânico. Hylton Murray-Philipson é um jovem milionário que já viveu no Brasil, diretor de uma influente organização ambiental.

Para saber mais a respeito de ambos clique em Gratia Dei.

Nenhum comentário: