quarta-feira, 31 de agosto de 2005

MORRE LAÉLIA ALCÂNTARA


A ex-senadora Laélia Contreiras Agra de Alcântara morreu ontem, no Rio, de falência múltipla dos órgãos. Ela entrou para a história como a primeira senadora negra no país.

Primeiramente, exerceu o mandato no período de março a julho de 81, quando foi convocada em virtude da licença do titular, o senador Adalberto Sena. Assumiu em definitivo em março de 1982 em decorrência da morte do titular.

Antes dela, Eunice Michilles, do Amazonas, foi a primeira mulher a assumir uma cadeira no Senado, em 1979.

A última contribuição de Laélia Alcântara na política partidária no Acre aconteceu em 1982, quando ajudou na eleição de Nabor Júnior para o cargo de governador.

Anos depois, chegou a ocupar a Secretaria de Saúde, na gestão do governador Flaviano Melo. Afastou-se do cargo após sofrer um acidente no local de trabalho.


Médica muito querida e considerada no Acre como a "mãe dos pobres", por sua presteza e dedicação aos mais carentes, Laélia Alcântara integrou o Parlamento Latino Americano e apresentou diversas proposições para melhorar o antigo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social.

O corpo da ex-senadora foi enterrado hoje, às 11 horas, no Rio de Janeiro. Laélia Alcântara foi lembrada na sessão do Senado pelo senador Siba Machado, que propôs um voto de pesar em sua homenagem.

O Governo do Acre divulgou nota se solidarizando com familiares, amigos e os milhares de admiradores de Laélia Alcântara. "O Acre e o Brasil perdem uma grande mulher", conclui a nota.

Um comentário:

Letras Notívagas disse...

São sempre maravilhosas as coisas que aprendo sobre o Acre em teu esplêndido blog, Altino Machado, obrigada. Você é único, um dia espero desfrutar de um bom café da manhã em tua casa, fazendo uma entrevista que será com vc, que será a melhor da minha vida. Abraços.