sábado, 6 de agosto de 2005

MARCELO PIEDRAFITA IGLESIAS

Destaco mensagem do antropólogo Marcelo Piedrafita Iglesias, que pautou esse blog na abordagem da estrada Transoceânica e do julgamento do policial militar, absolvido do assassinato de um índio em Feijó.

Lamento não poder disponibilizar (falta espaço) a versão preliminar do "Mosaico de Terras Reservadas, Povos Indígenas e Geopolítica nas Fronteiras Acreanas", escrito por Marcelo Iglesias e o antropólogo Terri Vale de Aquino.

Eis a resposta do Marcelo Iglesias a meu agradecimento e pedido para que compartilhasse com os leitores do blog a opinião dele em relação à Transoceânica:

"Prezado Altino,

Fico feliz de constatar que ambas dicas te foram úteis. Estou bastante ocupado e não tenho tempo de escrever um texto para que você publique minha opinião a respeito da estrada. Um esclarecimento se faz necessário, todavia.

As considerações que tenho feito, e as mobilizações nas quais tenho tentado me inserir, são contrárias à possibilidade, aventada pelos governos do Acre e do Ucayali, de abertura da estrada Cruzeiro do Sul-Pucallpa, que atravessaria o Parque Nacional da Serra do Divisor.


A Transoceânica, a meu ver, não tem mais jeito, apesar do atento monitoramento que será necessário da pavimentação do lado peruano e dos complicados processos que advirão de ambos os lados da fronteira.

Além de amplo material produzido no âmbito do MAP (Foster Brown e sua turma), duas críticas importantes que li a respeito da Transoceânica, mais do ponto de vista dos impactos sociambientais, foram escritas pelo Marc Dourojeanni, que andou aí pelo Acre nos últimos anos como técnico do BID.

Caso tenhas interesse sobre a minha opinião sobre o que está acontecendo do lado do Juruá, das dinâmicas transfronteiriças e das discussões em curso entre os governos do Acre e Ucayali, desde 2003, tendo como um dos focos a possibilidade de abertura da estrada Cruzeiro-Pucallpa, envio um texto que escrevi há pouco.

Faz parte do caderno temático Povos e Terras Indígenas, que junto com Terri Aquino, redigimos para o ZEE, e acabei modificando para levar à reunião em Pucallpa nos dias 14-15 de julho.

Desculpa, Altino, mas outras obrigações, que não são poucas, me chamam.

Certo de tua compreensão, me despeço com um forte abraço.

Marcelo Piedrafita Iglesias"

Nenhum comentário: