quinta-feira, 4 de agosto de 2005

JULGAMENTO DE POLICIAL

O policial militar Rossini José de Moura, acusado de assassinar o índio Raimundo Silvino, da tribo Shanenawá, em julho de 1996, começou a ser julgado hoje no município de Feijó (AC). No momento estão sendo ouvidas as testemunhas de defesa e de acusação.

Na época do crime, os advogados da tribo entraram com pedido para que o caso fosse federalizado, mas somente no ano passado o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que o julgamento caberia à Justiça comum. Rossini José de Moura não chegou a ser preso e aguardava o julgamento prestando serviços internos no quartel da cidade.

Segundo nota divulgada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o policial estava fora do seu horário de trabalho, mas armado. E atirou em Silvino à queima-roupa, após afirmar que o indígena agredia uma criança de oito anos. O menino era filho de uma missionária do Cimi e convivia com os índios na aldeia às margens do Rio Envira, em Feijó.

A região, de acordo com o Cimi, é conhecida pela violência constante contra os indígenas porque as aldeias ficam próximas à cidade. O crime teve repercussão nacional e internacional quando organizações ligadas aos Direitos Humanos e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados manifestaram repúdio e exigiram a punição dos acusados.

A tribo Shanenawá tem cerca de 300 indígenas que dividem a terra com integrantes da tribo Kaxinawá.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: