sexta-feira, 8 de julho de 2005

BOLÍVIA CONDENA BRASILEIROS

Dois brasileiros foram condenados ontem a três anos e três meses de prisão na Bolívia pelo desmatamento ilegal de uma floresta próxima à fronteira entre os dois países. A sentença foi proferida pelo Tribunal da cidade de Cobija, capital do estado de Pando, na região amazônica da Bolívia, após oito dias de julgamento contra quatro acusados.

Os condenados são Alberto da Silva Nascimento e Evandro França de Carvalho - este último de 23 anos -, que deverão cumprir pena no Complexo Penitenciário de Villa Busch, na cidade de Cobija.

Da Silva foi identificado como o mentor intelectual da destruição da zona florestal, próxima à fronteira com o Brasil e a cerca de 60 quilômetros de Cobija.

Os outros dois suspeitos, também brasileiros, não compareceram ao Tribunal de Justiça boliviano e são procurados pela polícia local por suposta cumplicidade nos crimes.

As denúncias partiram dos próprios habitantes da região, em setembro de 2004, que flagraram três dos quatro acusados cortando árvores nas imediações. É comum a extração de castanha pelos camponeses para posterior exportação do produto à Itália.

O processo contra os brasileiros teve o apoio do Fórum Boliviano de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Fobomade) e do Centro de Estudos Jurídicos e de Investigação Social (Cejis), cujos responsáveis se disseram satisfeitos pela decisão judicial.

O responsável pelo Cejis, Juan Carlos Mérida, disse à EFE que na última audiência "houve uma decisão histórica, que puniu pela primeira vez pessoas que se aproveitam da pobreza e da ausência de autoridades na região".

Lucy Chacolla, da Fobomade, declarou que o julgamento "só foi possível pelo valor da população que defendeu os recursos naturais" da região norte boliviana.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: