domingo, 24 de julho de 2005

AMAZÔNIA AGREDIDA

Pecuária derruba floresta na Reserva Extrativista Chico Mendes

Alerta foi dado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (CNPT) do Ibama

Imagens de satélite revelam que cerca de 3% dos 950.570 hectares da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre, estão tomados pela pecuária bovina, segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (CNPT) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"Em relação a anos atrás, a pecuária está bastante avançada, por falta de alternativa para as pessoas sobreviverem. A renda que eles têm mais fácil é criar gado e vender, porque os frigoríficos vão comprar lá dentro", disse Odinéia Teixeira, 26 anos, que nasceu e viveu na reserva até os 22 anos e cuja família ainda mora lá. "Na Resex Chico Mendes o gado de corte está derrubando a floresta", denunciou Luciano Mattos, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba).


A Resex Chico Mendes foi a primeira do Brasil, criada em 1990, logo após o assassinato do líder sindical seringueiro. Ela abrange os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco. A rodovia BR-317, a chamada Estrada do Pacífico, que contorna a área da reserva em seu lado leste-sul, foi asfaltada (em duas etapas, concluídas em 1998 e em 2001). "Há fazendas de um lado e de outro da BR. O asfaltamento aumentou a pressão no entorno da reserva", explicou Raimundo Francisco de Souza, chefe do CNPT no Acre.

Segundo ele, entretanto a situação ainda está sob controle. "O Ibama está tomando medidas para evitar o avanço da pecuária na Resex Chico Mendes. Estamos fazendo um levantamento de campo, com Global Positioning System (GPS) - aparelho que fornece a latitude e a longitude do local - para verificar o que já está derrubado e qual o tamanho do rebanho. Esse estudo deve terminar em agosto. Em breve também a gerência local do Ibama publicará uma Ordem de Serviço que proíbe o uso como pasto de áreas dentro de qualquer reserva extrativista do estado que recebam autorização para desmatamento", revelou Souza.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), instituído em 2000, proíbe a criação de animais de grande porte em áreas de proteção ambiental. Mas o Plano de Utilização da Resex Chico Mendes autoriza a pecuária, desde que respeite o limite máximo de até 5% da colocação (área destinada a cada família). Raimundo ressaltou que o tamanho das colocações varia muito, mas a média é de 400 hectares. Vivem hoje na reserva, segundo ele, 1.794 famílias, o que totaliza cerca de 8.970 pessoas.

Texto da jornalista Thaís Brianezi, da Radiobrás

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto isso... as comunidades da RESEX Chico Mendes que foram treinadas no ano passado pela equipe de agentes florestais comunitários do Seringal Cachoeira e pela SEATER/Xapuri, em projeto do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri financiado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente, continuam com seus planos de manejo florestal parados no IBAMA desde dezembro/2004, esperando a liberação.