quarta-feira, 15 de junho de 2005

PUBLICIDADE

Marcos Valério foi 12 vezes ao prédio do PT este ano
Rodrigo Rangel

BRASÍLIA - Um dos personagens centrais das denúncias de corrupção no governo, no PT e na Câmara, o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza esteve, só este ano, pelo menos 12 vezes no prédio onde funciona o escritório nacional do PT em Brasília. Segundo o sistema eletrônico que controla a entrada de visitantes no prédio, cinco registros identificam como destino do empresário o escritório do PT. A última visita foi há duas semanas, já no meio da crise.

Há mais oito entradas de Valério no prédio, mas esses registros não informam a data das visitas e o andar onde ele esteve. Sócio das agências DNA Propaganda e SMP&B, que têm contas de estatais como Correios e Eletronorte, do Ministério dos Esportes e da Câmara dos Deputados, Marcos Valério é apontado pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, como operador de um suposto caixa dois comandado pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O publicitário seria, diz Jefferson, um dos responsáveis pelo pagamento do mensalão a deputados do PP e do PL.

Na maioria dos registros, o nome do publicitário aparece completo: Marcos Valério Fernandes de Souza. Em todos figura o número que seria de sua carteira de identidade. A última visita registrada foi em 31 de maio. Considerando só as visitas registradas, ele esteve uma vez a cada 13 dias no prédio.

Direção do PT não soube informar motivo das visitas

Nas cinco entradas de Marcos Valério com data registrada há informação sobre o destino do publicitário: o escritório do PT. Três visitas foram em abril, nos dias 6, 13 e 19. Antes, Marcos Valério esteve no escritório em 23 de fevereiro. Não há referências ao nome de quem o recebeu nem de quem autorizou sua entrada. Mas nos registros de 6 e 19 de abril consta a observação de que ele participaria de reuniões na sala do PT.

Nos registros sem data aparece só o nome Marcos Valério, com o mesmo número de identidade. O sistema tem só entradas deste ano. Não há registro da reunião da qual Jefferson disse ter participado em 2004 para tratar de recursos para o PTB.

O escritório do PT fica no 7 andar de um dos quatro blocos do Centro Empresarial Varig, no Centro de Brasília. Procurada pelo GLOBO, a direção nacional do PT informou que não teria como dizer, ontem, o motivo das visitas de Marcos Valério ao escritório. A assessoria do partido também não respondeu.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: