quinta-feira, 7 de abril de 2005

SIBÁ MANTÉM FÁBIO

Houve uma dose de precipitação minha ao anunciar, com base na versão de uma fonte que ainda reputo como confiável, que o Fábio Vaz, marido da ministra Marina Silva, havia pedido demissão do cargo de assessor técnico do gabinete do senador Sibá Machado (PT).

Na verdade o afastamento chegou a ser considerado como a saída mais confortável para preservar a ministra, sobretudo depois que o senador Eduardo Suplicy (PT) fez a recomendação que acabou sendo classificada pelos petistas acreanos como “fogo amigo”.

Aliás, Suplicy chegou a comparecer ontem duas vezes ao gabinete do senador acreano para defender o afastamento do assessor. Sibá em nenhum momento teria considerado a possibilidade de exonerá-lo.

Consegui conversar com o Fábio Vaz por telefone. Ele afirmou que permanecerá no cargo.

Fábio contou ter ponderado ao senador Sibá Machado ontem, após a reportagem do Estadão, que o mesmo se sentisse à vontade para mantê-lo ou não no gabinete.

- O senador me disse: Fábio, neste caso, não existe nepotismo. Você começou comigo e só vai sair daqui quando eu também sair.

Fábio Vaz disse que tem sido alvo de vários ataques que na realidade visam atingir a ministra Marina Silva.

Confesso que fiquei um tanto aflito ao ouvir do próprio Fábio Vaz a afirmação de que permanecerá no cargo. Entre deletar ou não a nota anterior, preferi mantê-la e apresentar a versão correta.

Bem, a mídia blog é assim mesmo: se ajusta com base no desdobramento dos fatos e até dos comentários dos leitores. Caso eu tivesse deletado, diriam que fui censurado.

Sobre esse caso, o melhor argumento até agora foi apresentado pelo meu amigo Roberto Smeraldi, diretor da organização Amigos da Terra, em carta enviada ao jornal Estadão:

- Não existe pior exemplo, para ser usado na denúncia do nepotismo, que o do Fábio Vaz, marido da ministra Marina Silva. Profissional conceituado, com conhecimento ímpar da realidade social da Amazônia, ele abriu mão de opções mais atrativas para um papel de baixo perfil, o de assessor de seu antigo companheiro Sibá, no Senado. Sou testemunha disso, pois o Fábio recusou a direção de prestigioso projeto de cooperação internacional, que eu lhe havia proposto, em prol de um compromisso maior com sua trajetória histórica e pessoal. Neste quesito, o Fábio é exemplo sim, a ser apontado como modelo.

Nenhum comentário: