quinta-feira, 7 de abril de 2005

ESPERANÇA NA SAÚDE

Caso prevaleça a versão da imprensa de que o futuro secretário de Saúde do Acre virá de outro Estado, fica fácil deduzir que a escolha do governador Jorge Viana poderá ser o médico dermatologista Heitor de Sá Gonçalves, chefe do Departamento de Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Heitor Gonçalves, que atualmente mora em Fortaleza (CE), viveu no Acre em meados dos anos 80, onde se tornou um forte aliado das lutas do líder sindical Chico Mendes, em Xapuri. Estimado pela população por causa da dedicação e competência no atendimento, deixou o Acre em decorrência das intrigas políticas da província.

Ano passado, precisamente no dia 1 de setembro, Heitor Gonçalves esteve com o presidente da SBD para uma reunião com o Ministro da Saúde, Humberto Costa, na companhia do senador Tião Viana (PT).

O ministrou alegou assuntos emergenciais para não comparecer à reunião, mas o grupo chegou a tratar com a equipe técnica do ministério de questões como o programa de eliminação da hanseníase, a reativação da área técnica de dermatologia sanitária e a reativação do comitê técnico assessor do MS com participação de membros da SBD.

Heitor Gonçalves é um dos quatro autores do Atlas de Dermatologia Tropical, que é uma obra de referência na medicina brasileira. O médico integra o Conselho Editorial da SBD.

A imprensa do Ceará o procura com frequência para obter sua opinião em reportagens sobre dermatologia, como em “Pegar doença em capacete é ‘quase impossível’”, do jornal O Povo, de Fortaleza.

Agora é esperar para vê-lo trocar o chique bairro da Aldeota pelas veredas de lama e poeira da nossa aldeia.

Certamente Chico Mendes ficaria feliz com a escolha de seu velho companheiro de lutas, pois ainda há muito a fazer pela saúde da população acreana.

Nenhum comentário: