segunda-feira, 14 de março de 2005

O "FICA" DE JORGE VIANA

Até que o presidente Lula anuncie a reforma ministerial, a imprensa vai especular se o governador Jorge Viana deixará ou não o cargo para ser ministro da Coordenação Política ou do Planejamento, como era cogitado na semana passada.

Uma fonte confiável apresenta argumentos suficientes para motivar a permanência de Jorge Viana no Acre:

1. Ele não vai trocar pelo cargo de ministro a visibilidade nacional e internacional de governador para passar a receber ordens de outro ministro, como José Dirceu.

2. Poderia aceitar o convite caso fosse detentor de um mandato de deputado federal ou de senador, para não correr o risco de se tornar um ministro refém do cargo.

3. O presidente Lula precisa recompor a base aliada e por isso não seria conveniente sacrificar um aliado com o grau de lealdade do governador acreano.

4. Permanecendo governador, Jorge Viana continuará a merecer do presidente Lula tratamento privilegiado entre os demais governadores, sendo chamado a resolver problemas políticos de toda ordem.

5. Decidido a cumprir seu mandato até o final, o governador continuará livre para agir como se na realidade fosse um ministro de Lula, como ocorreu na semana passada, no Peru, quando foi homenageado pelo presidente Alejandro Toledo ao tratar de temas diplomáticos com a autoridade de um chanceler brasileiro.

O melhor é esperar, para saber se o "fica" de Jorge Viana continua sendo o Acre.

Nenhum comentário: