sexta-feira, 4 de março de 2005

CRÍTICA A FAVOR

Está mais abaixo o comentário Fio da meada, no qual destaquei ontem notas das colunas políticas dos jornais Página 20 e Tribuna sobre o senador Tião Viana e a ministra Marina Silva, ambos virtuais candidatos à sucessão do governador Jorge Viana.

Na edição de ontem, em nota intitulada “Nome forte”, a Tribuna afirmava na coluna Bom Dia:
"O nome do senador Tião Viana, primeiro vice-presidente do Senado, continua sendo um dos mais fortes e com melhor perfil para disputar o governo do Estado em 2006."

Na edição de hoje, na mesma coluna, o jornal tem nova avaliação sobre a sucessão. Tião Viana já não tem mais o melhor perfil.

Por que os jornais insistem em considerar o leitor desprovido de inteligência e senso crítico? O saudoso jornalista José Chalub Leite classificaria esse como um típico caso de "crítica a favor".

Insisto no tema para não perder o fio da meada. Leia as notas:

MARINA
Pode quem quiser escolher o discurso fácil de que a ministra Marina Silva saiu perdendo essa briga dos transgênicos, mas não é bem assim. Marina pode não ter conseguido mudar a lei, mas - para orgulho do povo acreano que tanto a admira -, entre manter suas convicções e ideais e se sujeitar ao poderio econômico, ficou com sua consciência.

ESTRELA
Negra, pobre, filha de seringueiros e com saúde frágil, Marina era daquelas pessoas que tinha tudo para dar errado, mas sua força, determinação e vontade de vencer foi maior que as adversidades. Saindo ou não do Ministério do Meio Ambiente, sai como vencedora. Vergonha é o governo, eleito pelo povo para governar o País e conduzi-lo a melhores condições, optar pelo caminho fácil de apoio às elites em detrimento do povo, coisa que Marina, graças a Deus, não fez.

NOME
Pelo conjunto da obra e pela maturidade política, o nome de Marina - não há dúvida - é o mais forte para o governo do Acre em 2006. Une a Frente Popular, tem apoio da sociedade e todas as condições de governar o Estado com dignidade. Alguém duvida?


Entre as muitas facetas admiráveis da personalidade da ministra Marina Silva, a que sobressai mais intensamente, além de manutenção firme dos seus ideais de luta, é sua fé. Marina é o exemplo típico dos versículos bíblicos, segundo o qual "o justo viverá pela fé" e "maior é o que está em mim, do que aquele que está no mundo".

Nenhum comentário: