quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

COMENTAR OU NÃO COMENTAR

Quem mantém blogue sabe da dificuldade que é adminitrar comentários de leitores com as precárias ferramentas que existem para identificar quem abusa do anonimato.

Eliminei os comentários daqui no ano passado e desde entao só publico o de quem clica em Altino Machado, no final de cada texto, e escreve se identificando. O Toinho também decidiu fazer o mesmo em oespiritodacoisa, depois de ter tolerado comentários chatos de muita gente chata.

Hoje, ao acessar um dos blogues mais visitados da web brasileira, que figura entre os meus preferidos, o puragoiaba, constatei que o seu criador Ruy Goiaba também decidiu remover a ferramenta de comentários.

“Deixo-lhes de presente uma citação do Cioran, do livro "De l'Inconvénient d'Être Né", publicado em 1973: "Le droit de supprimer tous ceux qui nous agacent devrait figurer en première place dans la constitution de la cité idéale", afirma o blogueiro.

Ele traduziu a citação para os monoglotas: o direito de eliminar todos aqueles que nos enchem o saco deveria figurar em primeiro lugar na constituição da cidade ideal.

Ruy Goiaba na realidade é o pseudônimo de um cara muito inteligente, de São Paulo. Ele é um dos autores do livro Wunderblog.com, que reúne textos publicados em 11 blogs hospedados no portal Wunderblog. Vale a pena conferir as entrevistas deles que foram publicadas na Folha de S. Paulo.

Mandei pro Ruy Goiaba uma mensagem na qual manifestei minha admiração e relatei o dilema que é manter ou eliminar os comentários. Ela acaba de responder o seguinte:

“Caro Altino,

muito obrigado pelo e-mail. É superlegal saber que a gente é lido (e apreciado) por alguém assim longe -e você sabe melhor que eu o quanto essa enorme parte do país é negligenciada pela imprensa sulista.

Certamente há um sem-número de histórias interessantes aí, despercebidas por quem limita seu mundo a Higienópolis e Jardins.

Suspendi os comentários bastante a contragosto, confesso. Sempre há leitores que vale a pena acolher e que, não raro, escrevem coisas mais inteligentes e engraçadas que os meus textos. Mas o índice de chatos subiu bastante nos últimos tempos. Vamos ver se somem.

Pena que não me sobrou nenhum dos (poucos) livros que a editora me cedeu logo depois do lançamento; mandaria um para você com o maior prazer. Vou conversar com o pessoal da Barracuda e ver se eles arranjam algum modo de fazê-lo chegar às suas mãos.

Com um abraço,

Ruy

2.fev.05

Nenhum comentário: