quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Trabalho escravo

Muita gente divulgando lista da Transparência Brasil com nomes de candidatos no país que receberam dinheiro de empresas e pessoas flagradas com trabalho escravo.

Na lista consta o nome do governador do Acre, Tião Viana (PT), candidato à reeleição, e da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), candidata ao Senado.

É verdade que ambos, em 2006, receberam dinheiro do pecuarista Ricardo Valadares Gontijo. O então senador Tião Viana recebeu R$ 38,4 mil e Perpétua recebeu R$ 15,3 mil.

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia, em 25 de março de 2010, em desfavor de Ricardo Gontijo, alegando que o pecuarista estaria reduzindo à condição análoga a escravo (art. 149 do Código Penal) dois funcionários da Fazenda Bella Aliança, localizada no município de Bujari (AC).

Mas Ricardo Gontijo foi absolvido pela Justiça Federal da acusação, em 27 de julho de 2012, juntamente com os demais acusados que administravam a fazenda.

Em agosto, por intermédio de seu advogado, o pecuarista declarou que as notícias relacionadas a trabalho escravo causaram inúmeros constrangimentos à sua vida profissional e pessoal. E continua a causar.

À luz da Justiça, a lista deve conter outros "inocentes".

Nenhum comentário: