quarta-feira, 7 de maio de 2014

Zé Augusto

Zé Augusto, como era chamado pelo povo, ao lado de Aníbal Miranda, segura o filho Ricardo durante reunião em Cuiabá (MT), com a presença do então presidente Jânio Quadros. Foto do arquivo do ex-governador José Altino Machado.

Assembleia Legislativa do Acre realiza nesta quinta-feira (8) sessão especial para homologar a anulação da cassação do ex-governador do Estado, José Augusto de Araújo, ocorrida em 8 de maio de 1964.

Professor de história e ex-secretário da UNE, estava com 32 anos quando foi eleito governador com o slogan “O Acre para os acreanos". Foi logo traído por seus correligionários do PTB e perseguido pela ditadura militar até morte, aos 40 anos.

Primeiro governador eleito após o Acre ser elevado de Território Federal à Estado, José Augusto tinha ideias progressistas para a época.

Acusado de “subversivo” e “comunista”, ele se viu forçado a renunciar por causa da pressão do tresloucado comandante da 4ª Companhia Militar, capitão Edgar Pedreira de Cerqueira Filho,  que cercou o Palácio Rio Branco e mandou o seguinte recado:

- Ou renuncia ou mando invadir o Palácio.

José Augusto de Araújo renunciou em carta a José Ackel Fares, presidente da Assembleia, assinada apenas com suas iniciais:

- Senhor Presidente (…) renuncio ao cargo de Governador do Estado Acre para o qual fui eleito em 7 de outubro de 1962.

Cerqueira foi eleito indiretamente por deputados do PSD e PTB no dia da cassação de José Augusto e assumiu o cargo no dia seguinte.

Após a renúncia, José Augusto viajou para o Rio de Janeiro com a esposa Maria Lúcia e os filhos Ricardo e Nazaré. Retornou ao Acre em 1965 e foi preso. Teve que passar sete meses respondendo a processos instaurados pelo tresloucado Edgard Cerqueira, infartou e foi internado no Hospital de Base de Rio Branco.

Ao ser liberado, viajou para o Rio de Janeiro e voltou a se intimado para depor em Belém, onde permaneceu durante dois meses e sofreu novo infarto. Foi quando recebeu a notícia da cassação dos direitos políticos por 10 anos.

No dia 3 de abril de 1971, aos 40 anos, José Augusto faleceu no Rio de Janeiro.

Louvável a resolução de autoria do deputado Eduardo Farias (PCdoB),  que pede a anulação da cassação do ex-governador José Augusto. Resta saber se a Assembleia vai cassar a pensão vitalícia concedida à Mary Dalva Proença Cerqueira, viúva do tresloucado ex-governador Cerqueira.

Veja a lista dos beneficiários da pensão vitalícia, em ordem alfabética, sendo que dois recebem como parlamentares e ex-governadores:

Binho Marques, Beatriz Barroso Pardo de Cameli, Flaviano Melo, Iolanda Lima, Jorge Viana, Leila Ribas Wanderley Dantas, Maria Fátima Barbosa de Almeida, Maria Lúcia Mello de Araújo, Maria Olivia Sá de Mesquita, Mary Dalva Proença Cerqueira, Nabor Júnior, Ovília de Alencar Lino, Romildo Magalhães, Teresinha Kalume.

Nenhum comentário: