segunda-feira, 17 de março de 2014

Deputada articula inspeção para empresa do Acre exportar ovos em pó para a China


A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB),  articula em Brasília, uma visita dos técnicos do Ministério da Agricultura à Granja Carijó, localizada na BR 317, entre Rio Branco (AC)  e Boca do Acre (AM). Com 105 mil aves, a Carijó produz 90 mil ovos por dia e é responsável pelo abastecimento de 53% do mercado acreano e de 6 municípios do Amazonas.

Representantes da embaixada chinesa estiveram no Acre em janeiro, atendendo convite de Perpétua Almeida, e manifestaram intenção de importar produtos como açaí e castanha. As conversas que se sucederam levou os chineses a procurarem também ovos em pó, para o enriquecimento da dieta alimentar e para o uso em receitas industriais. O ovo em pó  tem um prazo de validade de seis meses, podendo ser transportado por longas distâncias, ao contrário do ovo in natura que tem uma durabilidade de apenas 21 dias.

Diogo Helosman, responsável pela empresa, explica que a atividade que vem sendo desenvolvida em Rio Branco há 3 anos, gera 50 empregos diretos e 600 indiretos.

- Quando começamos, precisávamos comprar tudo de fora, atualmente todo o milho é comprado de produtores locais que já se preparam para nos fornecer todo o farelo de soja, a partir do ano que vem - Helosman.

A empresa, que já tem pedidos da Bolívia e Peru, foi visitada na manhã desta segunda-feira, pela deputada Perpétua Almeida.

- Estou agendando uma conversa com o ministro da Agricultura, para que os representantes venham o mais rápido possível, para dar o certificado de SIF (Serviço de Inspeção Federal), para que a produção do ovo em pó possa iniciar, aumentando nossas exportações. O governador Tião Viana também está animado com essa possibilidade. Isso é uma resposta aos que dizem que o Acre não produz nada. Temos que ajudar. essa é nossa função. Afinal, são mais de 650 famílias que sobrevivem desse empreendimento, que pode aumentar e ajudar a melhorar a vida do nosso povo",  Perpétua Almeida.

Com informações da assessoria de imprensa da deputada.

Um comentário:

Unknown disse...

Devagar com os ovos, deputada!