sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Rio Moa e o furo Japiim


Na foto anterior, que fiz a partir da ponte existente na localidade conhecida como Recordação, aparecem (veja) um barco e algumas canoas. Nesta foto aérea, que fiz na tarde desta sexta-feira (29), aparecem duas pernas do mesmo Rio Moa, além do barco e canoas.

Explico: acima, na Volta da Aurora, que demorava em média três horas para ser percorrida, no começo do século passado, o coronel Mâncio Lima usou homens brancos e da etnia poyanawa para abrir um furo (desvio) que foi denominado de Japiim, que é o “rio” que banha atualmente o município de Mâncio Lima.

O único igarapé que desagua no Japiim é o Boca da Onça, uma bifurcação onde quem não conhece pode errar o caminho durante a viagem. Ou seja, o furo Japiim sai do Moa e volta ao Moa.

Mas a Volta da Aurora permanece e é temida por causa dos seus jacarés e sucuris gigantes.

Para atender apelos do governo do Acre, a Petrobras foi a única empresa a arrematar em leilão um bloco na Bacia Sedimentar Acre-Madre de Dios com a intenção de explorar petróleo e gás nesta região.

Um comentário:

Altemar disse...

Eu tinha 12 ... +. 1967 - 2013. = 34 anos aproximadamente passados lembro das estórias da petrobras por aqui, em particular uma proemiinente e atualmente rica família que se esbaldou (se fez) com os petro dolares de então, se não me engano a prospecção era por estas plagas.
Qual será a família que vai se dar bem agora?
Confiram, dá pra render um TCC de jornalismo.
p.s.
Outra sugestão de TCC é: " O tanto de grana que veio para o trecho Rio Branco / Cruzeiro do Sul em 3o anos dava para fazer duas pistas indo, duas voltando, canteiro no meio e um poste com iluminação a cada 100 metros",