segunda-feira, 4 de novembro de 2013

No Acre, ritual pode pôr fim à “guerra” de caciques indígenas e políticos

Ator Joaquin Phoenix golpeia Tashka Yawanawa durante mariri

Na próxima edição do Festival Yawa, na Terra Indígena Rio Gregório, os caciques Tashka e Biraci Yawanawa, além do senador Jorge Viana e do governador Tião Viana, podem aproveitar o evento para pôr fim às suas diferenças, que foram expostas em redes sociais e na mídia local nos últimos dias.

Na verdade o ideal seria, neste blog, uma charge com os quatro personagens, tendo ao fundo seus seguidores ou puxa-sacos gritando “dá-lhe,Tashka", "bate, Bira, "vai, Jorge, "arrebenta, Tião”.

Explico: na tradição yawanawa existe um ritual chamado kenãna ikinai, que significa luta de resistência. A educação tradicional dos jovens yawanawa está baseada na superação de obstáculos, ser forte e valente.  Eles são motivados a resistir à dor e desfrutá-la como parte de uma limpeza do corpo e da mente.

Kenana ikinai é um espaço aberto no meio do círculo da festa de mariri para quem quiser fazer uma limpeza de suas mágoas contra outra pessoa. É um espaço para resolução de problemas pessoais tendo a comunidade como testemunha.

Os cantos de mariri incentivam os participantes a entrarem no círculo. Na medida que o círculo vai se formando é necessário ter coragem e disciplina para entrar no círculo.

Trata-se de uma demonstração da resistência humana, na qual a dor não tem efeito quando o coração é forte e valente. A cada batida faz pulsar o coração, levanta o moral e a estima do participante.

Não existe ganhador e nem perdedor. Quando termina, todos estarão reafirmando ainda mais a sua amizade de irmandade.

Neste ano, o mariri yawanawa foi realizado na aldeia Esperança, liderada por Biraci. Já está acertado que o mariri do próximo ano será na aldeia Mutum, liderada por Tashka. Ótima oportunidade para que Tashka, Bira, Jorge e Tião possam limpar as mágoas que ainda nutrem um pelo outro.

Nenhum comentário: