sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Polícia Federal faz operação contra exploração ilegal de areia no Rio Acre

A Polícia Federal no Acre desencadeou na manhã desta sexta-feira (20) a operação Baixio para coibir a exploração e comercialização ilícita de areia do Rio Acre. A extração irregular do minério, cuja propriedade é da União, caracteriza crime de usurpação de bem e causa graves danos ambientais.

A PF informou que foi realizada uma prisão em flagrante decorrente do processo de fiscalização. A atividade deixa de ser de utilidade pública, segundo a PF, quando o minerador não respeita o ordenamento minerário, trabalhista, tributário e ambiental.

- Notórios são os danos socioambientais decorrentes da extração mineral irregular - assinala a PF em uma nota.

De acordo com a PF, muitas das empresas fiscalizadas possuíam apenas licença para exploração científica da areia.

As investigações demonstraram que a areia extraída era explorada economicamente além dos limites definidos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, sendo destinada para construção civil na cidade.

Em decorrência da operação Baixio, sete pontos de possível exploração irregular da areia estão sendo fiscalizados. As dragas serão lacradas e laudos periciais serão confeccionados para demonstrar o dano ambiental gerado.

Aqueles que estiverem em situação irregular serão inicialmente indiciados nos crimes de usurpação de bem da União, artigo 2º da Lei n.º8.176/91, e nos crimes ambientais previstos nos artigos 38, 44, 55 e 60 da Lei n.º9.605/98.

Nenhum comentário: