segunda-feira, 11 de março de 2013

TELEXFREE: O GOLPE DO SÉCULO

POR LUIS NASSIF

Nos próximos dias, provavelmente, o esquema de pirâmide da TelexFree será desbaratado e seus mentores detidos. É possível que seus bens (visíveis) sejam bloqueados. Mas terá sido em vão para mais de um milhão de pessoas que caíram no mais abrangente golpe financeiro da história do país. Apenas em 2012, o esquema movimentou R$ 300 milhões.

Durante semanas o Ministério Público ficou discutindo se o tema era da alçada federal ou estadual. A Polícia imersa em indagações se era crime contra a economia popular, portanto afeita à Polícia Civil, ou crime mais abrangente, de responsabilidade da Polícia Federal.

Enquanto pipocavam notícias de todo o país, de famílias vendendo até casa própria para aplicar no golpe, o Banco Central indagava-se se deveria entrar na parada, já que a TelexFree mexe com poupança popular mas não é uma instituição financeira. E a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) dizia que, só após provocada, faria alguma manifestação. Desde janeiro a Secretaria Nacional de Direito do Consumidor está perdida, analisando um produto que é auto-definível: basta analisar o modelo de vendas para saber se é golpe.

Na era da Internet, há necessidade de se montar procedimentos rápidos para evitar a explosão dos prejuízos populares. Para tal, é importante entender como foi montado o golpe

Os golpes clássicos com pirâmide

Os golpes com pirâmides são antigos e obedecem, quase sempre, à mesma lógica.

1. Escolhe-se um produto qualquer . E monta-se uma primeira lista de supostos vendedores com 10 nomes. Como o trapaceiro está iniciando o processo, provavelmente os 9 primeiros nomes da lista são clientes fantasmas, criados por ele.

2. As dez pessoas que receberam a lista, pagam o bônus para o primeiro da lista. Depois, montam uma nova lista, na qual o primeiro nome é excluído e a pessoa coloca o seu próprio nome no 10o lugar.

3. A nova lista é vendida para novas dez pessoas que pagam o primeiro da lista e montam novas listas, incluindo seu nome no 10o lugar. E o nome de quem vendeu para elas no 9o lugar.

4. Portanto, a primeira pessoa a quem a lista foi vendida terá que esperar nove rodadas, antes de começar a receber o retorno.

5. Quando chega sua vez, os primeiros compradores conseguem ganhar bom dinheiro, à custa dos que entraram depois. Cria-se a fantasia de que todos ficarão ricos. Ocorre que o crescimento da pirâmide é insustentável. Chegará uma hora em que não haverá mais incautos para adquirir a pirâmide e ela quebrará, deixando grande parte dos usuários no prejuízo bravo. Estudos estatísticos estimam que, em cada pirâmide, 88% dos participantes perderão dinheiro.


Leia mais no blog do Luis Nassif

13 comentários:

Roberto Feres disse...

Três continhas: para que vc receba em um ano o que a Telexfree te prometeu é necessário mais 350 otários para cada um que tiver essa aplicação hoje.
2. isso quer dizer que, para cada 300 dólares de investimento hoje, tenha que entrar nos próximos 365 dias mais 100 mil dólares.
3. isso quer dizer então que, se cada um dos 12 mil acreotários investiu 300 dolares, para que eles recebam o prometido será necessário que a Telexfree receba nos próximos 365 dias, mais de um bilhão de dólares.
É dinheiro prá p...

DoAcre disse...

Meu comentário:

SEM COMEN-OTÁRIOS

Janu Schwab disse...

A cada dia que passa fico sabendo de mais e mais gente dita esclarecida que se meteu nessa roubada. É ingenuidade ou a Lei de Gérson se entranhou nas veias dessa gente?

Jose Antonio disse...

Penso que é a lei de gerson mesmo, dinheiro fácil não existe; a não ser para golpistas. Tem um ditado que diz: "não queira ser mais esperto que "Seu" Esperto".

Daniel&Fabricia disse...

Acho interessante que nada de irregular foi comprovado.Mais de 12 mil pessoas, só no Acre estão melhorando de vida, e o MP quer simplesmente fechar essa forma lícita de ganho. Será que existe pessoas inteligentes no MP ou nos outros órgãos, para não enxergarem que as pessoas estão sendo beneficiadas.E não me venham com esse papo furado que só os cabeças ganham que não cola, isso é no minimo estupidez! E falo em pessoas "inteligentes" por que estão focados somente no nome TELEXFREE e estão esquecendo do principal: os INVESTIDORES . Eu vou ser um que se fecharem, vou cobrar o que investi dos super gênios que lutaram contra o sucesso das pessoas envolvidas.

Tarso disse...

Pelo jeito você não leu a matéria inteira. O que está sendo discutido é que as pessoas estão "melhorando de vida" as custas do dinheiro de quem está investindo e não da venda de produtos, o que torna o negócio insustentável. Por enquanto você ainda está recebendo, mas se o TelexFree for de fato um esquema de pirâmide, o dinheiro vai parar de entrar e todas as pessoas que investiram e que estão na base do esquema vão perder todo o seu dinheiro. Por isso que tem mesmo que ser investigado. Se não existe nenhum problema, então a empresa não tem nada a temer.

Tarso disse...

Se o TelexFree não for um esquema então ele não será fechado. Mas se for, as pessoas que "estão sendo beneficiadas", o são graças a ingenuidade das pessoas que vão investir e perder tudo quando a pirâmide for insustentável e isso é fato. Se você não vê problema nisso, então você merece perder o seu dinheiro.

joaomaci disse...

Evidentemente nem tudo é vigarice e uma grande parcela entra por ingenuidade.
Devido a educação oferecida para os brasileiros (e nem todos recebem sequer esta que é oferecida), não podemos exigir que as pessoas saibam quais os princípios da produção de riqueza material. Somado a isto, vivendo em mundo de fantasia, pautado pela programação da televisão, a ilusão de enriquecer repentinamente não é afastada, pelo contrário está muito presente e nutrida.
A responsabilidade maior pela proliferação desenfreada e de trágicas consequencias um tanto previsíveis, novamente são aqueles a quem se delega o poder de regular os assuntos relacionados ao interesse público.

adelmo barros disse...

POR QUE A PREOCULPAÇAO COM UMA EMPRESA IDONEA ONDE ELA TEM TIRADO MUITAS FAMILIAS DA LAMA E TEM HONRRADO TODOS OS DIVULGADORES E OS QUE QUEREM ENTRAR DEUS NA SUA JUSTIÇA ABRIU UMA JANELA PARA MUITOS VER UMA LUZ NO FINAL DO TUNEO AI PESSOAS COMO VC QUEREM INFLAMAR E NOTICIAR DIZENDO COISAS ERRADAS COM A EMPRESA TELEXFREE. O PAIZ QUE TEM TANTOS EMPRESARIOS DE EMPRESAS NORMAIS ONDE SE COLOCAM CURRICULO OU CONCURSOS SE REUNEM E
adelmo

EXPECULAM A MISERIA DO SALARIOS NOSSOS E ATE NAO PAGAM CERTO E NOS VIVEMOS DEBAIXO DO JUGO DE UM QUE MANDA E FALA VAMOS PAGAR UM SARIO MINIMO PARA MUITOS DURANTE 30 ANOS DE TRABALHO E CHEGAMOS A UMA APOSENTADORIA MEDILCRE VC ACHA ISSO CERTO? OU UM GRANDE EMPRESARIO COMO DA TELEXFREE QUE HONRA O NOSSO TRABALHO ? VEJA ANALISE ?

Tarso disse...

Repito mais uma vez: Se não tem nada de errado com a empresa, não há o que temer com a investigação.

@MarcelFla disse...

Todo castigo pra corno é pouco.

fabiano monteiro disse...

Gente, em um pais que esta tomado por trafico de drogas e armas em qualquer bairro, enquanto politicos recebem pra não fazer absolutamente nada, jogador de futebol fatura bilhões nas costas de nós que os assistimos enquanto milhares de pessoas passam fome . Sera que o problema é realmente a telexfree. A justiça brasileira deveria estar se preucupando com muitas outras coisas. Se há tanto problema com a telexfree porque não proibiram ela de entrar no país que tudo isso ja teria se resolvido.
Há pessoas que não conhecem nem o produto que a empresa esta comercializando e postam comentario absurdos em diversas redes sociais.

fabiano monteiro disse...

Gente, em um pais que esta tomado por trafico de drogas e armas em qualquer bairro, enquanto politicos recebem pra não fazer absolutamente nada, jogador de futebol fatura bilhões nas costas de nós que os assistimos enquanto milhares de pessoas passam fome . Sera que o problema é realmente a telexfree. A justiça brasileira deveria estar se preucupando com muitas outras coisas. Se há tanto problema com a telexfree porque não proibiram ela de entrar no país que tudo isso ja teria se resolvido.
Há pessoas que não conhecem nem o produto que a empresa esta comercializando e postam comentario absurdos em diversas redes sociais.