sábado, 3 de novembro de 2012

ASSUERO DOCA VERONEZ

Ruralista da CNA é preso no Acre acusado de pedofilia

O pecuarista Assuero Doca Veronez, 62, presidente da Federação de Agricultura do Acre, foi preso pela Polícia Federal na sexta-feira, em Rio Branco (AC), acusado de envolvimento com uma rede de pedofilia. Braço direito da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), Veronez foi afastado no mesmo dia do cargo de vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).

Também foi preso e conduzido ao presídio estadual o pecuarista Adálio Cordeiro Araújo, 79, outro acusado de usar de forma reiterada uma rede de aliciadores de menores para exploração sexual. Os mandados de prisão contra os dois pecuaristas foram expedidos pelo juiz Romário Divino Faria, da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco.

A assessoria do Tribunal de Justiça do Acre informou que o juiz não vai se pronunciar sobre as prisões dos acusados de envolvimento na exploração sexual de menores. Os nomes dos envolvidos foram revelados pela Operação Delivery, que desarticulou um grupo que agenciava os programas sexuais na capital do Estado.

Leia mais:

Na terra de Chico Mendes, PT promove senadora ruralista do DEM

A Operação Delivery envolveu o Ministério Público do Estado do Acre e a Polícia Civil, além da Polícia Federal no cumprimento dos mandados. Os primeiros mandados de prisões de sete pessoas que agenciavam os encontros foram cumpridos no dia 17 de outubro.

O grupo foi monitorado a partir de escutas telefônicas durante quatro meses. As autoridades constataram uma intricada rede que realizava exploração sexual de mulheres maiores de 18 anos, sendo que a idade de algumas meninas variava de 14 a 17 anos.

No dossiê constam mais de 2,8 mil horas de gravação com autorização judicial. As escutas serviram para expor o modo como o grupo atuava. Alguns envolvidos chegavam a oferecer mais de R$ 2 mil para manter relação sexual com virgens.

O conteúdo do material, que está em poder do Ministério Público e da Justiça, detalha os diálogos dos aliciadores com outras pessoas que usavam da rede de exploração sexual de adolescentes.

De acordo com a polícia, existe possibilidade de que sejam realizadas novas outras prisões de pessoas envolvidas com exploração sexual e favorecimento à prostituição de crianças e adolescentes.

O promotor de justiça Danilo Lovisaro e outras autoridades que participaram da investigação vão prestar mais esclarecimentos durante entrevista coletiva marcada para a segunda-feira (5), em Rio Branco.

"Referência extraordinária"

Em julho de 2010, Veronez e a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), principal voz em defesa dos ruralistas no país, recepecionaram o então governador Binho Marques (PT), em Rio Branco, durante a inauguração da sede da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac). A solenidade foi prestigiada pelo ex-governador Jorge Viana (PT), que era candidato ao Senado.

Durante a solenidade, a senadora assistiu a um vídeo sobre o Acre, produzido Veronez, presidente da Faeac. Ele não conteve a emoção e foi aplaudida por fazendeiros e antigos companheiros de Marina Silva e Chico Mendes.

- Imaginem o que seria do verde se todo mundo gostasse do amarelo. Eu vejo as imagens da boiada do Acre correndo pelos pastos e eu sinto o meu coração estalar. Eu sinto o peito encher de orgulho e admiração pelo meu país, pelo que nós conseguimos com essa pecuária maravilhosa, construída pelo esforço único e exclusivamente dos pecuaristas do Brasil.

A senadora afirmou que Veronez é uma "referência extraordinária" em meio ambiente, tema que ela considera “importante e doloroso”.

- Pode existir alguém no país que conheça de meio ambiente igual ao Assuero. Nunca ninguém mais do que ele. Há 13 anos este homem luta incansavelmente para ver a legislação ambiental modificada. Quero declarar ao Acre a gratidão de 5 milhões de produtores rurais a um acreano de coração, que é o Assuero Doca Veronez.

Na sexta-feira, em nota, a diretoria da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária anunciou que determinou o afastamento de Assuero Veronez.

Segue a nota da CNA:

"A diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) cumpre o dever de informar o afastamento imediato, deste colegiado, do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Doca Veronez. Ele permanecerá afastado até que sejam concluídas as investigações policiais sobre suposta rede de prostituição de menores.

A CNA repudia a exploração sexual de menores e considera indefensável o envolvimento de qualquer cidadão com a prática de crimes desta natureza.

Brasília, 2 de novembro de 2012

Assessoria de Comunicação da CNA"

Atualização às 12h10

Clique aqui e ouça o que a senadora e o então governador Binho Marques disseram a respeito de Assuero Veronez durante a solenidade na Federação de Agricultura do Acre.

3 comentários:

Allex Cruz disse...

Espero, sinceramente, que o Sr. Veronez não esteja envolvido nessa tramóia maldita. Como pai de uma adolescente de 15 anos, abomino a covardia de atentar contra jovens, muitas vezes, vulneráveis. Parabéns para a CNA pelo imediato afastamento do acusado dos seus quadros, até que tudo esteja esclarecido.

Tania disse...

Por que o centro da matéria, ao invés do crime horrendo contra menores é o fato do cara ter recepcionado o ex-governador e a Kátia Abreu ter ido ao Acre? Eu não simpatizo nem um tiquinho com ruralistas, mas o crime não tem nada a ver com a "profissão" do sujeito, ele podia ser empresário de qualquer coisa, o crime é o mesmo, e podia ser inimigo do governo, idem, idem. Essa forma de noticiar as coisas é, no mínimo, estranha, parece querer desviar o foco das coisas. Além disso, eu posso ter uma opinião boa sobre alguém e ele se revelar um canalha. Será que o Binho diria algo de bom sobre alguém se imaginasse ser ele um pedófilo? E isso significa o que, afinal? alguma "responsabilidade solidária"?? eu hein!!!

joaomaci disse...

Arrisco dizer que o objetivo maior deste homem tido como "entendido em meio ambiente", defensor da expansão da pecuária, grande entusiasta da substituição de milhões de hectares de floresta tropical pela "brachearea", "brizanta" e outras gramíneas que também não sei o nome, e cujas consequencias ecológicas pouco se estuda (ou se divulga), não era exatamente a exploração sexual infantil. Mas não se pode negar que há uma relação muito forte entre as crianças e adolescentes exploradas sexualmente. Muitas delas são justamente fruto do processo de expropriação pela pecuária, que lança milhares às baixíssimas condições de vida nas periferias das cidades amazonicas.