terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SOBRE A ARTE DE ESCREVER

Dica do escritor Graciliano Ramos (1892-1953) para quem se mete a escrever

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.

Depois enxaguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota.

Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

6 comentários:

Alceu Castilho, jornalista. disse...

grande Graciliano!

Fico pensando no que ele acharia desta nossa democracia chinfrim.

Pietra Dolamita disse...

Se a palavra foi feita para dizer, este verbo lindo que também é falar, dizendo devagar e sem modesta o substantivo verdade. Então, caro Jornalista Altino tu é um mestre nesta palavra dizer.

Márcio Chocorosqui disse...

Isso está no livro "Na fogueira: memórias", de Joel Silveira, capítulo 66. Tem no Google Books.

Aguerrida disse...

Altino, que contradição esse seu texto, não acha? Se as palavras foram feitas para dizer,então diga ilustre Jornalista! Os seus leitores agradeceriam se fosse mais específico.

Valterlucio disse...

A melhor que já vi sobre a arte de escrever é que ou é fácil ou é impossivel.

Márcio Bezerra disse...

Sobre a arte de escrever sugiro uma leitura da página das memórias de Drummond:
http://www.memoriaviva.com.br/drummond/mais02.htm

Também gosto muito do livro de Raimundo Carreiro: Os segredos da ficção,disponível nesse link: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=7007787

O meu exemplar eu comprei na Paim.

Creio que é o melhor que existe em português sobre a temática. Raimundo Carreiro é um ótimo escritor.

Sobre escrever Best-sellers, gosto muito do livro de Ryoki Inoue, Vencendo o Desafio de Escrever Um Romance, que pode ser comprado no site do autor. O cara é o mais produtivo escritor do mundo, já publicou mais de 1000 livros, não é fantastico?