sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

LOGOMARCA DA GESTÃO DE TIAO

Servir de todo coração


Após 12 anos no poder do Acre, o PT sofreu nas urnas um revés eleitoral que surpreendeu o País no ano passado. O slogan adotado pelo governador Tião Viana traduz a preocupação com o impacto que a gestão dele terá nos resultados eleitorais dos próximos quatro anos. Ele foi eleito apertado com o slogan "pra você vencer na vida". A partir de agora só nos resta torcer para que consiga realmente servir ao povo. O tempo dirá.

O governador e seus marqueteiros poderiam ter reduzido as mensagens da logomarca a uma única frase: "Servir de coração". Bastava.

O correto é "servir de todo coração" ou "servir de todo o coração"? Todo ou todo o? Consta no site da PUC do Rio Grande do Sul dicas do que se deve usar:

"Todo o relaciona-se com totalidade. Exemplo: Todo o país (o país inteiro, a totalidade dos brasileiros) chorou a morte de Airton Senna. Todo, sozinho, significa qualquer, cada, todos os. Exemplo: Todo (cada, qualquer, todos os) brasileiro merece ser tratado como cidadão.

A mesma regra serve para o feminino: Toda regra tem sua exceção. Leram toda a carta.

Sem artigo, significa um, cada, qualquer, enquanto "todo o" equivale a inteiro. Exemplo: Trabalho todo dia (cada dia, qualquer dia). Trabalho todo o dia (o dia inteiro). Todo homem é mortal (um, qualquer, cada homem). Retalhou todo o homem (o homem inteiro). Todo o eleitorado festejou a vitória (o eleitorado inteiro)."

No Manual de Redação e Estilo do Estadão (página 290), mais dicas:

"Todo, todo o. 1- Siga a norma de que "todo", sem artigo, significa um, cada, qualquer, enquanto "todo o" equivale a inteiro. Ex. Trabalho todo dia (cada dia, qualquer dia). Trabalho todo o dia (o dia inteiro). Todo homem é mortal (um, qualquer, cada homem). Retalhou todo o homem (o homem inteiro). Todo o eleitorado festejou a vitória (o eleitorado inteiro)".

11 comentários:

Acreucho disse...

No logo do governo do Tião, a estrela é maior e esta colocada mais abaixo, numa tentativa de destacar a estrela, que para eles não é o símbolo dos heróis acreanos, mas, o símbolo do Partido dos Trabalhadores. O símbolo do poder petista no Acre.

Anônimo disse...

Gostei muito da sua aula de português aos marqueteiros analfa do PT.

Fabiano B Rodrigues disse...

Muito interessante a tua análise quanto ao slogan. Deixando de lado partidos ou afins, deixo uma reflexão: Pra que slogan se o objetivo de qualquer político ou partido é servir a população com total zelo?

Francisco Nazaré disse...

Todo usuário de Onibus terá que pagar R$0,50 a mais a partir do dia 13/02. Estaremos com o mesmo valor pago pelos cariocas R$2,40 e nosssos onibus não percorrem 5% dos trajetos dos cariocas. Não podemos esquecer que ano que vem têm eleição!

Fátima Almeida disse...

Além disso os publicitários do PT são muito beligerantes, usam muito expressões "guerra", "combate", "mata". Por exemplo: combater incêndio é incorreto porque a idéia de "combater" arrasta consigo imagens de fogo, explosões, etc..Eles não entendem de linguagem subliminar e só trabalham na negativa.Estranho, não é? Parece com auto-boicote.

Eakesmeyer disse...

Parece um anúncio de uma festa canibalística!

Matthew Meyer disse...

Parece anúncio de uma festa canibalística!

Je vois tout disse...

Para aqueles que procuram estar atentos aos gastos do governo fiquem atentos e vejam como está a avaliação da transparencia das contas publicas estado do Acre.

http://www.indicedetransparencia.org.br/?page_id=12

http://www.indicedetransparencia.org.br/wp-content/uploads/2010/07/resumo_ac.pdf

Gabi Ramos disse...

A preocupação do PT não é atoa. Eles sabem que vão perder a Prefeitura nas proximas eleições. Se tivessem servido ao povo em todos esses anos de gestão não precisariam ta fazendo reuniões decidindo o slogan "SERVIR DE TODO O CORAÇÃO". Humildade é o que tava faltando neles. E nos assessores também. Agora eles viram que ter o Rei na barriga é perigoso, pois "o poder ta é nas mãos de todo "o" povo... Brinca com o povo PT, brinca. Os Acreanos são bobos não, viram que o PT tava era fazendo farra com o dinheiro deles, e mandarm ver nas urnas. Sorte do Tião Viana, eleito com a ajuda de são Pedro, ou Santo São Pedro. Dizem as más línguas que o Santo que o Governador mais ta gostando é este citado acima. Risos e Risos.

Mas Boa Sorte ao Governador, um homem inteligente, um profissional competente. Mas só falta tirar o Rei da Barriga ok?

Anônimo disse...

O questionamento que, porventura, tenhamos feito aqui em que o interpelado é a figura de nossos gestores, em nenhum momento tem a finalidade de serem entendidos como apenas um "ataque político", infelizmente a população e até mesmo alguns escalões da própria prefeitura e do Governo não estão nada satisfeitos. Querem um exemplo: é costumeiro encontrar amigos do PC do B afirmando que não votaram em Edvaldo Magalhães e ficaram satisfeitos do mesmo não ter sido eleito. Sabe por que estas coisas acontecem? Apesar de parecer incongruente a postura dos militantes que tenham tomado tal atitude...uma lição que todo comunista aprende bem cedo é que DISCURSO e a PRÁXIS tem que andar lado a lado, e sinceramente o Edvaldo da campanha, do comercial...não era nem de longe o Edvaldo petulante e egocêntrico das reuniões internas do Partido Vermelho. Talvez este tenha sido o mesmo erro do PT...acho que só quem não mora em Rio Branco...e no Acre, por exemplo, os amigos da Companhia de Selva...é que tem a coragem para afirmar continuamente que as coisas andam bem...vou fazer uma lista abaixo bem direta:

1 - o serviço de internet é deficiente;

2 - de energia elétrica - igualmente deficiente;

3 - a saúde...precisa falar? (DENGUE);

5 - abastecimento: lembram da ideia de trazer verduras frutas e legumes da Peru para o Juruá? Pois é, ontem o Jornal "A GAZETA" publicava que o kg do tomate em Cruzeiro do Sul está 9,00 (nove) reais...precisa falar alguma coisa?

6 - Infraestrutura: Ponte do Madeira...vamos esperar a próxima seca....

7 - ICMS - um dos mais caros do Brasil - além disso em janeiro ainda houve um aumento de 30% da energia elétrica e ninguém se posicionou a respeito, mesmo sofrendo o Acre de um péssimo abastecimento de energia.

8 - Transporte Urbano: essa aparentemente é um problema da prefeitura... mas infelizmente a CONSULTA POPULAR, publicou em pesquisa no último sábado mais um 1º lugar para a capital acreana: o maior aumento da tarifa de transporte Urbano.

Os serviços de maior importância para os acreanos estão com problemas...em outros momentos...nosso amigo Tião Viana deveria esquecer as aulas e os cursinhos do Senhor Motomura e colocar esses Secretários para trabalharem de verdade!

Chega de marketing! Chega de aparências!

Queremos ver trabalho! Atitude! E principalmente muito mais humildade por parte do nosso Excelentíssimo Governador e de seus Secretários.

Pode ter certeza que toda população elogiará o governo e reconhecerá o seu trabalho quando isso acontecer.

Comunicação da SESACRE disse...

É incrível como esses assessores e marqueteiros dos governos petistas fazem as coisas erradas, e o pior é que são aplaudidos.Todos sabemos da inteligência do governador, porém não podemos dizer os mesmos de seus assessores, a onde estava a equipe de comunicação do Tião q não viu o absurdo dessa logo? São tão competentes, kkkkkk. Parece uma das falas de Hitler. Deus nos acuda!