terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PRE PEDE CASSAÇÃO DE JORGE E TIÃO VIANA

A Procuradoria Regional Eleitoral no Acre (PRE-AC) ajuizou nesta terça-feira (14) junto ao Tribunal Regional Eleitoral ação de investigação judicial eleitoral em que pede a cassação do registro ou diploma do governador eleito Tião Viana (PT), do vice-governador reeleito César Messias (PP), do senador eleito Jorge Viana (PT) e do candidato derrotado ao Senado Edvaldo Magalhães (PCdoB) por ilícitos cometidos durante a campanha eleitoral.

Segundo a PRE-AC, os candidatos teriam cometido abuso de poder econômico, abuso de poder político, uso indevido e abuso de meios de comunicação social.

Os candidatos são acusado de se beneficiaram de seu poderio econômico e político ao usar servidores públicos em várias ações na campanha, sempre convocados por seus chefes e superiores, constrangimento de autoridades, engajamento articulado do empresariado local para obtenção de contratos futuros, esquema de financiamento de campanha, convocações de trabalhadores de empresas dependentes da administração estadual e municipal para reuniões e atos de campanha.

Na acusação de abuso de meios de comunicação, de acordo com a PRE-AC, a ação comprova os fatos por meio do uso indevido do Sistema Público de Comunicação para privilegiar os candidatos da chapa majoritária da coligação Frente Popular do Acre, além de divulgação de pesquisas sem registro e direcionamento da linha editorial de vários veículos.

A PRE-AC afirma que os veículos fazem parte de grupos empresariais que também mantem contratos com a administração pública, gerida atualmente pelo mesmo grupo político dos candidatos eleitos pela coligação.

A ação tramitará sob segredo de Justiça. Caso sejam condenados, os representados poderão ter o registro de candidatura ou diplomas cassados, além de serem declarados inelegíveis pelo prazo de oito anos.

15 comentários:

MAX WEBER disse...

Notícias em primeira mão!só nesse blog,,agora a pouco saiu a chamada do jornal do Acre e nao nos informaram sobre essa notícia que é de grande interesse para muitos,valeu altino!!

Andarilho disse...

É o vera?! Rapaz, quero só ver!!

Altemar disse...

como diz Mané Bento: "da beira do ri pa dento"

Acreucho disse...

Bem, qualquer pessoa no Acre sabe que todas essas coisas alegadas pelo PRE/AC são verdadeiras e procedem, mas, daí até concretizar-se em algo que possa acabar com esse tipo de coisa, muita água devera correr por debaixo das quatro ou cinco pontes do Rio Acre. Boa intenção não basta!

Jose Aridson disse...

SABE MEU AMIGO ALTINO, EU ACHO MAIS FACIL O PAPA VIM TOMAR UM BANHO NO IQUIRI.,OU NO ABUNA.KKKKKKKKKKK

aurelio disse...

Elogiável a ação do PRE. Instituição séria que procura tornar nossa sociedade mais justa e menos corrupta por parte dos que são eleitos por nós. Mas...na boa...alguém acredita que isso vá se concretizar?
Não...todo bom acreano sabe que aqui é o Reino dos Viana e da FPA; e sendo assim, já se sabe que tudo vai ser julgado improcedente vamos apenas ter apenas movimentação da máquina pública, gastos públicos com o processo. (quem sabe poderíamos até ver "virgílias" lá em frente ao Palácio Rio Branco...)
A verdadeira "cassação de mandato" se dá nas urnas de 2 em 2 anos.Mas fica ao menos a demonstração que esse Reino (sim, em iniciais maiúsculas mesmo) não é, e nem será para sempre absoluto.

Holden Brito disse...

Não é segredo pra ninguém o bem que os vianas fizeram para o acre, mais isso não lhes dar o direito de cometer tamanha irregularidade, espero que alguma coisa seja feito, todos aqui estão de "saco" cheio de ouvi rumores de autoritarismo e nada ser apurado ou concretizado.

Joana D'Arc disse...

Altino, Acreanos e Demais Leitores...
Estou ultimando a criação do BLOG...
Entenda-se.BLOGSITE do Ativismo ao
Qual tenho Me Dedicado Desde Que Eu
Retornei Para o Acre!!!
Eu, Joana D'Arc,Inovei Aquí Quebras
de TABUS no JUDICIÁRIO ACREANO QUE
QUANDO QUER DESTRUIR A IMAGEM e a
HONRA de QUEM QUER QUE SEJA,Inventa
um "Tal de Segredo de Justiça"...
Isso é Método Inventado Por Eles...
O Segredo de Justiça Previsto em Lei
NÃO É ESSA LAMBANÇA PRATICADA AQUÍ
NO ACRE NÃÃÃOOOO!!!
Fui a Primeira,Desafiar Judiciário
Acreano,VOU REESCREVER MUITO DE
NOSSA HISTÓRIA de BRAVA GENTE !!!
Exemplo Igual e de Proporções
INYERNACIONAIS,Vem Também Agora o
WIKILEAKS,Através do australiano
JULIAN ASSANGE,Jornalista Ciber...
É o Ciberativismo,Que aliás,Também
INOVADOR NESTE BLOG VANGUARDA !!!
TODOS FAZENDO UM POUCO DO QUE JÁ
"SABEM FAZER MUITO BEM NAS SUAS
RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO... ...
ISSO,POR SÍ SóE A NOVA ORDEM de
JUSTIÇA UNIVERSAL"...Esse Modelo
Que Está Aí Posto,Já CORROMPIDO e
FALIDO HÁ MUITO TEMPO...Tenho Dito
e Feito,ABRIREI a 'Caixinha de Pandora Acreana...Abalos Sísmicos'

Eu Sou,Joana D'Arc Valente Santana

Gabi Ramos disse...

Não estou nem acreditando, até que enfim algum poder que representa o estado e são pagos para isso, tiverem uma atitude de vergonha. Primeiro: Não sou a favor de político nenhum, quero dizer de Antonia Lúcia. Porém estão querendo cassá-la pelos mesmos motivos que a turma do PT, que vem cometendo a 12 anos. Estão acusando Antonia Lucia dos crimes de abuso de poder econômico, abuso de meio de comunicação e por último Peculato. Quando vi a matéria logo me veio em mente e comentei alto pra mim mesma: “E o PT"?, que faz isso há muito tempo e não existe nenhum órgão que tivesse coragem e competência para puni-los.
Mas nem tudo parece estar perdido. Ufa, é até um pouco de alivio. Se Antonia Lúcia for cassada, todos tem que serem também. Ora, quer dizer que é somente ela que compra voto, que usa e abusa do poder econômico, e que é acusada de peculato? Isso não sou eu quem está dizendo, e sim a justiça. Mas todo cidadão sabe que não existe política sem a famosa listinha de compra de votos, aquelas que são feitas no Excel, ou pode ser no Word mesmo, com os dados: Nome, Telefone e Nº do Título. Então, voltando para o começo, a justiça agora parece está com tanta vergonha, que resolveu agir. É, porque pega muito mal ficar querendo cassar a Antonia Lúcia e deixar a turma do PT de fora. Se isso acontecer vai ficar na cara que é perseguição e coisa mandada pelo PT.
Lembrando ainda que todos os crimes que ela está sendo acusada o PT também os cometem, que é abuso dos meios de comunicação, peculato, e abuso de poder econômico. Pra quer pior que criar um canal de televisão como a TV Aldéia e a Rádio, e explorá-la há 12 anos? Minha nossa, é muita hipocrisia mesmo. Se Antonia Lucia for cassada Jorge, Tião, Edvaldo, Perpetua e etc e tal também tem que ser. E se a justiça assim não o fizer vai ta cometendo a famosa frase: “Dois peso, duas medidas”.
Gabi Ramos

Unknown disse...

Por um sempre Acre melhor! Orgulho de ser Acreana!
Todas os avanços democráticos do Estado Brasileiro nas últimas décadas foram conquistas de toda sociedade. O Acre, em toda sua história muito contribuiu e contribui para isto. Qualquer dúvida ou denúncia, quanto a conduta de candidatos nas eleições, deve sim ser investigada, apurada.
Os ”irmãos Viana”, como muitos se referem, representam um conjunto imenso da sociedade acreana, que muito lutou para que hoje tivéssemos um Acre tão melhor de se viver e que a cada dia mais nos orgulhamos.
Tenho muito orgulho, de ter há mais de 30 anos atrás, escolhido o Acre para viver e aqui terem nascido meus filhos, meu neto chegando...
Que a INJUSTIÇA não seja feita!
Barbara Angélica Guimaraes

Unknown disse...

Todos nós sabemos que essas acusações são verdadeiras.No entanto, tenho convicção de que não vão dar em nada. Depois que o TRE do Acre entregou os computadores e os pen-drives que foram apreendidos pela Polícia Federal AO TODO PODEROSO Jorge Viana, não acredito mais em nada. A única coisa que não tenho dúvida é que o Acre é o melhor lugar para se viver....brincadeirinha.

Gabi Ramos disse...

Concordo que o Acre melhorou com toda certeza. Está mais bonita a cidade sim. Mas não quer dizer que basta ser um bom empreendedor para não mais responder pelos crimes eleitorais? E por acaso por eles representarem um conjunto imenso da sociedade não estão imunes aos crimes eleitorais que cometem? Hummm, ta bom rosa.....

Gabi Ramos disse...

Mas, hein, porquê mesmo que o Acre é o melhorlugar pra se viver? Temos problemas serissímos com a energia, queima tudo. Essa porcaria da Eletronorte se quer tem competência de oferecer um serviço que preste pra sociedade.´O transporte público é uma vergonha, os ônibus na maioria são umas latas velhas enferrujadas e barulhentas, imundos, que da nojo se sentar. O atendimento naquele terminal de ônibus é vergonhoso, ou povo mal educado aquela gente da RBTRANS e Floresta. E sem falar que é imundo aquele terminal minha gente. A saúde precária naquele HUERB, já deveria era ser interditado aquele lugar tão desumano que é, sem falar do transito que é um caos, parece que esses Engenheiros de transito se formaram por curso de correspondência. Também, fica trazendo profissionais de fora pra ocupar os cargos públicos so poderia da nisso, essa gente que não entende e nem conhece nossas ruas e nossas necessidades, não sabem se quer organizar o fluxo, e o valor da sesta básica? Meu pai, comer frutas ou verduras aqui é um assalto a mão armada. Aquele supermercado que é maioria aqui é um assalto, fui la semana passada comprei umas bobagens deu 160,00 reais, quase mando voltar as compras, so paguei pq ia atrapalhar o serviço da caixa, e ela mesma concordou que ali é um assalto. Pois é, mais o Estado não tem culpa, os culpados são os governos de 30 anos atráse dos que agora estão gerenciando o dinheiro público. Pro Acre ser o melhor lugar pra se morar tem que ter esses serviços melhorados minha gente. O Acre não precisa de urgente d e shopping, de pontes chiques, de obras copiadas da Europa não, o Acre preciso de transporte descente, energia descente, de saúdedescente e de incentivos pra lavoura, assim poderemos dizer que aqui sim é o melhor lugar pra se morar, o resto é balela, pois essa frase de que "O Acre é o melhor lugar do mundo pra se morar" não cola não. Chega de se alto elogiar, "Porque Narciso Acha feio o que não é espelho", deixem os elogios para os outros.
São 12 anos se alto elogiando, chega.
Gabi Ramos.

Anônimo disse...

Gabi Ramos, eu faço a vc uma pergunta, tu és acreana?

Por um acaso você lembra como o nosso Acre era???

Fiquei pensando e, posso estar totalmente enganado, você coloca o nosso estado nos piores dos piores em todos os sentidos. Diga-me as qualidades do Acre, se existem para você.

Na frente popular tem corrupção? sim. Teve crime eleitoral, sem dúvida.

Nosso estado já era pra ser modernizado e desenvolvido faz muito tempo. Lembramos os ladrões do Banacre, os que desviaram dinheiro público, o incêndio da ALEAC para queimar os documentos, o assassinato do Gov. Edmundo Pinto (existe muitas especulações sobre o crime), e tanto outros que desconheço. Todos estão soltos, uns na frente popular, outros se rastejando procurando migalhas.

As figuras de hoje que estão com o poder político do Acre, são os mesmo que faziam oposição nesse período... as greves, os protestos, as denuncias de corrupções eram eles que estavam nas ruas, nas praças, nos sindicatos, lembra???

Bom, o importante é a história contada de forma coerente! E mais do que isso são os bons jornalistas que falam sem tomar posicionamento político para interesse individual, e olha que são poucos.

Agora, senhora Gabi Ramos... criticar por criticar sem falar o fator histórico embaraça os acontecimentos, e acredito que a senhora não quer fazer, verdade?

Sou contra a corrupção, e que seja apurado os fatos!

Gabi Ramos disse...

Boa Tarde Carioca.

Sim, se você let mais acima um outro comentário meu, la digo que Rio Branco melhorou sim, ta mais bonita. O que estou criticando é com essa frase "O Acre é o melhor lugar domundo pra se morar". Você que com certeza es um homem viajado, acredito que até para Europa, sabe muito bem que aqui não é o melhor lugar do mundo pra se morar. Essa frase que o Governador criou é meramente para fazer os pobres e umildes acrianos acreditarem nisso e se conformarem com tanta coisa errada que poderia ser melhorada como a saúde que o Senador disse que seria a de primeiro mundo. E sou acriana sim, meus pais não, porém migraram para cá quando crianças, e foi aqui que escolheram para formar uma familia. Por isso e por todos os problemas que meu estado tem eu gosto daqui, mas não concordo que seja o melhor lugar pra se morar Carioca. Como já tive oportunidades de morar no Sul do País posso dizer isso. E não estou criticando por criticar meu caro, essa é minha opinião, em não concordar com esse slogan politico, só isso. Isso se chama Democracia, liberdade de pensamento, de expressão.
E para concluir deixo aqui bem claro que sei do progresso de meu Estado, mas sei também que o PT tem a obrigação de combater a corrupção, pois ele é responsável pela formação de muitos jovens, foi o PT quem lutou contra tudo isso, e agora faz o inverso, e temos que deixar pra la porque Rio Branco ta mais bonita, porque o Estado ta crescendo. Não Carioca, a Constituição vale para todos, "Todos são iguais perante a Lei", todo criminoso independente de raça, cor, religião, poder aquisitivo tem que ser punido.

Boa Tarde pra você.