terça-feira, 1 de junho de 2010

TIÃO BOCALOM

Pré-candidato do PSDB desafia os irmãos Viana no Acre e quer cultivo de soja orgânica na Amazônia

Professor de matemática do Ensino Médio, Tião Bocalom (PSDB), 57 anos, nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR), mas se mudou para o Acre com a família há 24 anos. Após instalar uma serraria no município de Acrelândia, Bocalom foi eleito prefeito da pequena cidade. Ele já fez parte da coligação Frente Popular do Acre, liderada pelo PT, e que governa o Estado há 12 anos, mas se tornou o principal defensor do cultivo de soja orgânica na região e da devastação da Amazônia de modo racional.

"Não vejo problema algum em se plantar soja no Estado do Acre, na Amazônia. Na região de Ponta Grossa, no Paraná, se planta soja orgânica e por que não se pode plantar soja em Acrelândia? Fiz experiência com plantio de soja no Acre e gostei. Posso afirmar que produz bem. Existe um empresário que continua fazendo experiências e este ano plantou cerca de 100 hectares. Ele vem provando que a soja no Acre é um produto de alta rentabilidade. O que a gente precisa acabar é com essa história de deixar a mata em pé e a população que se dane."

Bocalom é um duro crítico do "governo da floresta", não reconhece nele ações de sustentabilidade e afirma que "o que existe é muita mentira e enganação". Segundo o tucano, está sendo dada sustentabilidade para meia dúzia de empresários grandes, que estão tirando madeira de qualquer jeito.

"Não existe desenvolvimento sustentável no governo do Acre. É mentira o que eles dizem. Nos últimos 20 anos, aconteceram os maiores desmatamentos no Acre. A sustentabilidade pregada pelo governo estadual é puro engodo", acrescenta.

Porém, um dos grandes desafios do político é enfrentar nas próximas eleições o favoritismo do senador Tião Viana (PT-AC) na disputa pelo governo do Acre. Bocalom acredita que vai derrotar Tião Viana no primeiro turno. "Se houver segundo turno, o PT sabe que perde a eleição. O próprio Jorge Viana tem dito no interior do Estado: ou o PT ganha no primeiro turno ou perde no segundo turno. O PT está caindo de ponta cabeça."

Leia na íntegra a entrevista de Tião Bocalom concedida ao Terra.

24 comentários:

vilmar boufleuer disse...

Deveria voltar ao Paraná, onde infelizmente se planta soja "até na horta de casa"... não é por nada que por lá, quem não está com cancer, no mínimo tem uma forte alergia, conseqüência dos agrotóxicos, sem falar nos altos índices de suicídio conseqüentes da depressão provocada pelos mesmos...

alguém, por favor, de um litro de 'roundup' pra ele beber, quem sabe "sussega"!

Jalul disse...

ANTEVEJO UM IMENSO PLANTIO DE SOJA E A RONDONIZALIZAÇÃO DO ACRE. ALGUÉM JÁ SE PERGUNTOU QUANTOS POLÍTICOS, QUER DEPUTADOS, QUER SENADORES SÃO NATURAIS DE RONDÔNIA.
FORA, BOCALON DE LEON!

Joias da Amazônia disse...

Adorei essa observação " devastar o Acre de forma racional" Bocalom, volte para o seu lar, volte para lá...

Unknown disse...

Valeu Bocalom. Este tem coragem de dizer a verdade. E os Vianas? E os Cinquenta mil empregos ? E as dez mil casas? Os generais Jorge e Tião Viana tornaram o acre em uma república de boçais e puxa sacos. Valeu Altino, você em o único jornalista do Acre que não baba ninguém.

Aflora disse...

Entre a cruz e a espada...

Acreucho disse...

Bem, em muita coisa Bocalom tem razão. A Florestania e a sustentabilidade são uma mentira, que dita repetidamente e com convicção, tornou-se uma "verdade", como os ideais nazistas durante a segunda grande guerra. Quem conhece um "assentado sustentável" da Florestania que tanha alguma coisa? Em geral são pessoas extremamente pobres e sem nenhuma condição, que entraram na artimanha da sustentabilidade, mas, que muitas vezes não conseguem ganhar "nem pra se sustentar" e, às suas famílias. Que o Acre já está, exceto por alguns que mamam, "de saco cheio de PT, isso é verdade, o desgaste da Frente Popular é visível, embora eles possam ganhar o próximo governo e uma cadeira no senado com Jorge Viana, só que não é mais pela simpatia dos concorrentes, mas, por causa dos "esquemas de campanha", muito bem articulados. Quanto a plantar soja no Acre, pode ser viável, sem derrubar uma só arvore, "das que ainda estão em pé". Senão vejamos um fazendeiro, criador de gado, dá emprego em sua fazenda para no máximo umas 3 a 4 pessoas. Uma fazenda de plantação de grãos, emprega "diversas" famílias inteiras, sem contar que rende divisas com a venda dos produtos. Acho babaquice esse negócio de pessoas que "acham bonito" ser ecologista e criticam dizendo que o Acre não deve se desenvolver, que tem que ficar como está, certamente estão bem empregadas no governo petista e ganham excelentes salários ou têm outros chavecos. O Acre pode sim e deve, se desenvolver, "devastando" o mínimo possível, o que não pode é a gente continuar na estagnação dependendo apenas do governo. Bocalom é um homem de idéias, o que não acontece dentro da Frente Popular, eles não têm idéias, têm apenas "planos". Planos de se perpetuar no poder, explorando em proveito próprio tudo que puderem. Outro dia o pré-candidato Rodrigo Pinto disse uma frase importante: "O Acre não precisa de coisas mirabolantes, nosso povo é simples e quer soluções simples para seus graves problemas". E ele tem razão. Qualquer outra coisa que se diga, é apenas puxasaquismo de petistas aloprados.

Joana D'Arc disse...

EU SOU JOANA D'ARC...
MEU ACRE 'VIROU A CASA DA MÃE JOANA
OOOOOOOOOOOOOPPPPPSSSSSSSSSS.....
EU DE NOVO!!!NOVOS B O C Ó S....
SÃO MAIS DE DEZ ANOS DE 'discursos'
MERAMENTE MANTENEDORES DE EMPREGOS,
SOZINHA FIZ TODAS AS "REVOLUÇÕES
SOCIAIS e HUMANITÁRIAS,VISIBILIDADE
AOS INVISÍVEIS SEM VOZ !!!
NENHUM "BOCÓ" DESSES AÍ SALVADORES
"DA PÁTRIA MÃE JOANA" DISSERAM A QUE VIERAM EM SEUS 'MALFADADOS ECOS
DISCURSAIS'...AGORA TÊM "TODAS TODAS TODAS" AS SOLUÇÕES!!!!!!!!!!

BOCÓS DISCURSIVOS...O PICA PAU É..
O PICA PAU DO DESENHO ANIMADO VAI
FAZER UMA CAPACITAÇÃO EM VOSSAS EX
EXCELÊNCIAS,PARA CONDUZÍ-LOS AO NOVO REINADO DO NUNCA 'OBRADO' e,JÁ
"PÁTRIA MÃE JOANA...BOCÓS ACRIANOS"

ASSIM NÃO DÁ!!!!!!
ASSIM NÃO DEU!!!!!!!

RESPEITEM-SE A SÍ MESMOS!!!!!!!!!!!

PICA PAU ESSES BOCÓS NÃO CONTRIBUEM
COM O NOSSO ACRE!!!!

JOANA D'ARC VALENTE SANTANA

@MarcelFla disse...

Plantar soja no Acre... esse cara é um fanfarrão 02...

Altemar disse...

Eu voto nesse cara!
Mas um dia eu ainda...
voto de novo
e de novo,
boa noite, ops, é hora do Optalidom e do Valium.
Fui!!

Unknown disse...

Altino,

Não plantaram maconha na reserva Chico Mendes? Por que não podem plantar soja.

elson disse...

Ta certo que ele falou muita besteira e falta conhecimento do solo da nossa região, mas essa senhora joana darc superou ele nesses comentários...

Elson Ramos

Unknown disse...

Quer dizer que para a maioria dos pseudoespecialistas acima bem como entendedores de política interna, externa, planejamento e finanças de plantão já está decretado que plantar soja é sinônimo de insanidade mental, Bocalom não é adequado porque não nasceu aqui e ponto final. Isso tem um nome feio e dá processo: xenofobia interna. Não seria isso também um bairrismo cafona e antiquado porque o cara veio do Paraná, venceu aqui e fez seu nome no Acre em três administrações interioranas? Será que ainda precisamos deste bairrismo nas atuais circunstancias (greves, insatisfação generalizada, abuso de poder, censura explícita e implícita na imprensa local)? Os nossos queridos gestores acreanos da atualidade foram buscar suas equipes onde, dentro ou fora do Acre? Tem um pessoal de diversos sotaques, mas nem por isso destratamos ninguém, porque o administrativo estadual deve saber o que está fazendo, não é mesmo? Não é isso também um complexo de inferioridade cultural, não dar vez a acreanos por achar que estes são menos capazes? A isso também não se dá o nome de hipocrisia? Ou estão simplesmente usando este espaço como adolescentes irresponsáveis prá chocar leitores com coisinhas tipo ‘voto nele, mas tomo tarja preta, logo sou pinel, kkkkk’... que coisa infantil num estado que está entregue às moscas faz tempo, não precisamos disso... Desde sempre apoiei e apoio o desenvolvimento sustentável, todo esse discurso é muito bem argumentado e tem suporte cientifico, até, mas vou repetir o que já indaguei no ValterlucioComenta: o Acre é moderno em todos os seus municípios? Há coleta seletiva do lixo, reciclagem, escolas rurais com energia solar e preocupação ambiental no comportamento de cada acreano? Há consciência sócio-ambiental no Acre inteiro? Não sei se estou louco mas não vi nada disso sair do papel... Então decreto eu, que não sou ‘aspone’ de ninguém e não me aventuro a ser especialista do que não é da minha alçada: até agora o Acre só viveu de teses e teses e teses... E se mudar, o que é que tem? O mundo vai acabar? É muito fácil dar uma surra em quem está em menor número, mas quem disse que quem está em menor número também não merece respeito? Gentileza gera gentileza. Ler certas coisas adoece. Desabafei.

Altemar disse...

Nielsen,
bom dia, acordei agora.

Altemar disse...

A propósito, uma pequena aula de como se governa.

http://www.youtube.com/watch?v=xFTnHHyTngw

@MarcelFla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Acreucho disse...

Matou à pau Nielsen!

Alberto disse...

É verdade! Plantar soja e coisa de fanfarrão! Viva a florestania. Viva o desenvolvimento sustentavel!
tsc tsc

roqsilas disse...

O Brasil é a única nação em que se plantando tudo dá, ñ exite terra ruim, e sim terra mal corrigida, de santa catarina ao amapá tem soja, vê se reclamam da amconha, pq todos gostam de um pitaco, a soja também! agora pq ñ ter um estado produtor e sustentável, o ratinho ñ vem explorar uma grande área, pq ñ se pode plantar alimentos e tira madeira pode? o que exite é a maioria defendendo seu emprego(que é justo) mais esqeucem de realmente pensar nos povos da florestas que são todos nossos parentes.

vilmar boufleuer disse...

Em tempo:
Não estou sendo bairrista, sou paranense! "fugi" de lá por que eu (como boa parte de minha família) me tornei alérgico devido a poluição do ar por AGROTÓXICOS...

Obs: será que já vou ter que procurar outro lugar pra viver?

vilmar boufleuer disse...

Em tempo:
Não estou sendo bairrista, sou paranaense! "fugi" de lá por que eu (como boa parte de minha família) me tornei alérgico devido a poluição do ar por AGROTÓXICOS...

Obs: será que já vou ter que procurar outro lugar pra viver?

Toshiro Suzuki disse...

toshiro
veja bem o plantio de soja no acre siguifica prosperidade,rentabilidade emprego direto e indireto,e melhoria da economia do estado,levando em consideração o aproveitamento de areas antropizadas(pastos e areas de roçados abandonados,etc.). no entanto os plantios agricolas não são incentivados no estado, pois a tradição cultural que vem desde a epoca dos seringais a ideia de que "aqui não se produz nada", gerando a eterna dependencia do governo(municipal, estadual e federal). Faz-se necessario adotar culturas rentaveis tais como: soja (sendo estocada para posterior distribuição ao país e exportação), milho e arroz para consumo interno (com industria beneficiadora de arroz), e a cana-de-açúcar sendo consumida pela industria Alcoverde (com o fornecimento de insumos aos produtores rurais e comercialização garantida da produção), o algodão (exportação) e o cultivo da mandioca (amplamente trabalhada pelos agricultores locais). Outro aspecto relevante é a frota de caminhões existente no Acre, os quais poderiam trabalhar no escoamento da produção local tanto interna como para os demais estados da federação, facilitando a saída e entrada de produtos para o povo acriano. Então diga sim a entrada de novos plantios agricolas.

Alexandre disse...

A estrutura ambiental do Acre pode ser aproveitada de uma maneira muito melhor do que com o plantio da Soja. A soja é muito danosa ao solo e necessita de constante uso de fertilizantes e insumos para dar garantia as safras. Isso tem gerado muitos danos ambientais em todos os lugares onde ela foi implantada. O certo é aproveitarmos adequadamente nosso potenciais e investirmos em tecnologias que agreguem esses potenciais. O Acre tem muitas riquezas e potenciais, é precipitado "importarmos" soluções que aparentemente são boas. Esse modelo não é sustentável e o Acre já sofreu muito com pensamentos como esse no passado, como no caso da ocupação caótica nos anos 80 de pastagens no Acre, sem planejamento algum por parte das "autoridades" constituídas. Vamos com calma!

Alexandre disse...

Ademais, como é de conhecimento (espero) o ciclo de safras exige uma estrutura que agregue não só o solo e suas compensações com defensivos e outros insumos, mas tem a questão da água. Para ser economicamente viável precisa além de muita terra também necessita de MUITA ÁGUA. Isso certamente irá acarretar muitos problemas na região. Esse "modelo de desenvolvimento" do explorar sem planejamento de modo sustentável só causou desastre por onde foi implantado. Se tiver que ter cultura de soja por aqui que seja feita de modo correto, que sejam mostradas CLARAMENTE seus prós e contras a curto, médio e longo prazo. Pra não acontecer como os "projetos" já implantados aqui que só fizeram foi gastar muito dinheiro. Dinheiro que faltou pra educação, tecnologia e produção eficazes. Vamos raciocinar um pouco amigos.

Alexandre disse...

como é de conhecimento (espero) o ciclo de safras exige uma estrutura que agregue não só o solo e suas compensações com defensivos e outros insumos, mas tem a questão da água. Para ser economicamente viável precisa além de muita terra também necessita de MUITA ÁGUA. Isso certamente irá acarretar muitos problemas na região. Esse "modelo de desenvolvimento" do explorar sem planejamento de modo sustentável só causou desastre por onde foi implantado. Se tiver que ter cultura de soja por aqui que seja feita de modo correto, que sejam mostradas CLARAMENTE seus prós e contras a curto, médio e longo prazo. Pra não acontecer como os "projetos" já implantados aqui que só fizeram foi gastar muito dinheiro. Dinheiro que faltou pra educação, tecnologia e produção eficazes. Vamos raciocinar um pouco amigos.