sexta-feira, 21 de maio de 2010

PETRÓLEO E GÁS NA FRONTEIRA

Petrobras está proibida de explorar reserva de índios isolados no Peru


Empresas de exploração de petróleo e gás foram proibidas de operarem numa reserva de índios isolados localizada na remota Amazônia peruana. De acordo com a ONG britânica Survival International, a decisão foi anunciada esta manhã em Londres pela Perupetro, a empresa estatal responsável pela promoção da exploração de petróleo e gás no Peru.

A maioria da reserva havia sido aberta para exploração pela empresa brasileira Petrobras, em uma área conhecida como Lote 110. Estima-se a existência de 15 povos indígenas isolados na floresta amazônica peruana.

Leia mais:

Etnia ashaninka denuncia ação da Petrobras em terras de índios isolados

Há dois anos, lideranças ashaninka da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, no Brasil, denunciaram que a Petrobras estava preparada para iniciar atividades de prospecção e exploração de petróleo e gás, no alto rio Juruá, no Peru, em lote sobreposto a territórios de comunidades nativas e de índios isolados.

Aproveitando possibilidade aberta pela legislação peruana, a empresa brasileira Petrobras Energia Peru S.A. tornou-se, em dezembro de 2005, concessionária, por um período de 40 anos, do Lote 110, localizado no alto rio Juruá peruano, em águas binacionais, com extensão de 1,4 milhão de hectares.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Um comentário:

Jairo, o Nolasco disse...

É por essas e outras que nós, que moramos no Juruá, estamos ferrados.Aqui nesta região tudo que significa progresso é barrado.Agora é do lado peruano.Mas, se fosse do lado brasileiro o argumento " eco-chato " seria o mesmo. Essa ladainha cansa.