terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMEÇA HOJE

Evento em Belém (PA) traz risco de nova vaia a Lula


A abertura da nona edição do Fórum Social Mundial (FSM), em Belém (PA), onde a criminalidade aumentou 21% entre 2007 e 2008, será marcada, a partir das 15 horas, por uma marcha pela paz que pretende reunir mais de 100 mil manifestantes nas ruas do centro da cidade, com início na Praça Pedro Teixeira (Escadinha), ao lado da Estação das Docas, até a Praça do Operário, no bairro de São Braz.

Manifestantes querem formar uma faixa humana com as mensagens “SOS Amazônia” e “AMA Amazônia”, para que as imagens das mesmas sejam captadas do alto e transmitidas mundialmente pela mídia. Com isso, acreditam que podem sensibilizar a sociedade mundial sobre a importância da floresta amazônica para o planeta.

Segundo os organizadores, o FSM em Belém já reúne mais de 100 mil pessoas, 5,6 mil organizações de 150 países de todos os continentes e estão programadas 2,4 mil atividades ((plenárias, conferências, palestras, oficinas, eventos esportivos e culturais) durante os cinco dias do evento.

Existem 900 veículos de comunicação e 2,8 mil jornalistas credenciados. Na pauta das principais discussões estão a crise econômica mundial, as mudanças climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento.

Mais de 2 mil indígenas de nove países amazônicos estarão à frente da marcha. Eles querem chamar a atenção para a situação da floresta e dos povos que nela vivem, além de confrontarem a crescente crise ecológica e social com a necessidade de medidas que possam lhes garantir a sobrevivência.

Leia mais no Blog da Amazônia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Altino,

Li a matéria sobre o FSM no blog e no blog da Amazônia e pensei em sugerir uma atenção (não só a você, mas a todos os leitores) a outros eventos que estão ocorrendo em paralelo, também no Pará, ao forum oficial. Há muita gente de várias partes do Brasil e da América Latina de modo geral indo para o forum paralelo que está sendo realizado, por exemplo, pela Via Campesina. Daí do Acre, por exemplo, estava na programação de debates já para o domingo passado, uma participação do professor Elder Andrade, da UFAC. Esse mesmo movimento também iria realizar uma marcha de dois dias de um município vizinho para Belém. Bom, há muita coisa acontecendo, para além das pessoas criteriosamente selecionadas para a fala (vaia?) do lula num centro convenientemente fechado para protegê-lo das possíveis incoveniências. Se num evento assim até a liberdade de manifestação da desaprovação de atos do governo é previamente cerceada mediante a seleção de quem entra, o que se pode esperar de transformador de tal organização? Ainda bem que existem pessoas dispostas a jogar sapatos, quando mesmo os gritos que nem chegam a articular palavras são evitados.

João Melo disse...

Estou aqui neste momento no interior da floresta ou selva amazônica, imerso em como colaborar com BARACK OBAMA na reconstrução mundial, quando penso em Belém e no Fórum Social Mundial que lá está acontecendo em sua 9ª edição.

Interessante, mas muito interessante como se vestem grande número de participantes desse evento. Também estranho a necessidade da distribuição, pelo governo do estado do Pará, de 600.000 camisinhas aos cerca de 20.000 jovens que irão participar de atividades "extras". Além de atrapalhar o trânsito e perturbar o sossego de moradores, quanto é gasto com um fórum que bem poderia ser utilizado em determinadas escolas ou hospitais públicos/maternidades?

Gostaria muito de ler sobre os resultados, as propostas, as sugestões dos milhares de participantes do FSM que efetivamente produzam ou agreguem algo na solução dos diversos problemas que o mundo hoje enfrenta. Afinal, qual o resultado que o FSM apresentará ao mundo? Qual a alternativa ao capitalismo que possa ser imediatamente implantada? O que festejam os participantes do Fórum? Afinal, parece-me que todos estão a favor do meio ambiente e contrários a riqueza, porém, na hospedagem, sempre preferem um cinco estrelas...
Em tempo: Altino, parabéns pelo blog.