segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

OS NOVOS CORONÉIS DO ACRE

Lúcio Vaz, do Correio Braziliense

A distribuição de benefícios sociais à população em atos políticos, feita pelo senador Tião Viana (PT-AC) e revelada pelo Correio na edição de ontem, é uma prática antiga no Acre. Em março de 1998, o então governador Orleir Cameli (PFL) entregava cestas básicas, máquinas de costura e motores de popa em praça pública durante a pré-campanha pela reeleição. Pressionado por representação do Ministério Público, Cameli desistiu da reeleição. O adversário Jorge Viana (PT) foi eleito governador. Hoje, os Viana dominam a política do Acre, com a adesão dos antigos adversários, que são elogiados nos palanques. Entre eles, Cameli.

Na pré-campanha para o governo, em 1998, Jorge Viana temia pela própria vida, mas fazia duros ataques ao então governador. “Nós não temos um governo, temos um desmonte. É o fantasma do descaso, da humilhação, do cartel. São grupelhos de pessoas que se organizaram e atuam como bandos. Tudo isso coordenado por um governador que não tem um currículo, mas uma folha corrida. Só não vou ser candidato se me matarem”, afirmou Jorge, em abril daquele ano.

No ano passado, no lançamento da pavimentação da estrada entre Feijó e Sena Madureira, na BR-364, ao lado de Cameli, Jorge Viana saudou o novo aliado: “Durante décadas, muitos políticos usaram a estrada como palanque, mas o Orleir foi o primeiro a sair dele e a dar início à pavimentação da BR-364”. Tião Viana completou: “Quero dizer da minha alegria de estar ao lado do ex-governador Orleir Cameli e do seu irmão Eládio, nesse momento de desafio. Um desafio que é do tamanho da nossa história”.

Leia mais no Correio Braziliense.

3 comentários:

Grupo de Choro Afuá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Se não fosse a nossa brutal falta de memória para os fatos é discursos da política, não seria necessário nenhum tipo de ataque a esses caciques que usam os recursos e a máquina pública para garantir a sua permanência no poder, bastaria confrontarmos as suas falas de alguns anos atrás com as recentes para percebermos a total falta de coerência e, portanto, de confiabilidade e crédito.
Esses acordos espúrios que o governo Lula vem firmando para garantir a eleição de Tião para a presidência do Congresso nos mostram duas coisas: 1º) os métodos que esse "novos" caciques usam em nada diferem dos das "velhas" (mas vivas e atuantes) raposas da política profissional sangue-suga brasileira. Não têm o menor moral para falar da má política e dos maus políticos, pois em métodos e procedimentos igualam-se a eles (o que interessa é o poder); 2º) Os políticos de estados pequenos como o Acre (em representação política e população, se compararmos a Rio, São Paulo, Minas e alguns do nordeste) ainda não entenderam que entrar nas disputas nacionais é ampliar consideravelmente os riscos de ter aquela sujeira muito bem escondida e maquiada no ambito do estado escancarada e amplificada em âmbito nacional! Foi assim com Hildebrando, com Geraldinho (a retenção de parte do salário de seus funcionários, que todos fazem, diga-se de passagem), com o próprio Jorge Viana (o aumento do desmatamento e agravamento da devastação ambiental). Em todos esses casos o lançamento da M... no ventilador contou com forte apoio de agentes locais, como o próprio Tião sabe, haja vista que foi ele o algoz do Geraldo naquele episódio. Pelo visto Tião acha que o que ele faz com os outros, não havera quem providencie também contra ele. Se conta com isso, é de uma inocência provinciana de cacique que acha que reproduz na esfera federal o mesmo poder que acha que detem no esfera local.
O fato é que o jornalista do Correio ainda não atentou (pelo menos não demonstrou) o quanto esse mandato de presidente do Senado será importante para os planos do senador de se eleger governador do Acre, é um excelente trampolim.
Sinceramente, espero que isso não ocorra, pois será a maior guinada conservadora e autoritária após 1998. É preferível manter um Binho com quem se possa minimanente dialogar do que instalar a truculência, a arrogância e o autoritarismo.

Unknown disse...

vale lembrar a memoria deste reporter que escreveu esta materia que,Orleir cameli foi o UNICO Governador do brasil que opos a reeleição assim que foi aprovada no congresso,ao contrario do PT de lula e jorge viana que na epoca eram contra mas hoje já querem um terceiro mandato,imitando o grande idolo e assasino fidel e hugo chavez.