quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

GAVIÃO-REAL








Mais tarde, uma breve nota sobre o zelo do prefeito Raimundo Angelim (PT), do secretário de Meio Ambiente Arthur Leite e da gerente do Zoológico do Parque Chico Mendes Joseline Guimarães em benefício de nossa fauna e flora. Não deu para segurar as imagens do jovem gavião-real (Harpia harpyja).

9 comentários:

MAX WEBER disse...

apesar de ser um lindo animal,,,fico muito triste em ve-lo nessa situaçao.
Manter animais presos representa sua destruição; muitas espécies sequer se reproduzem em cativeiro. Presos, perdem a capacidade de caçar seu alimento, de se defender dos predadores ou de se proteger de situações adversas. Se forem libertados, mesmo que em locais propícios, dificilmente sobreviverão.
o mais engraçado,,é que esse governo se autointitulou como o "governo da floresta",,vao arrumar uma lavagem de roupa,,seus..........

ALTINO MACHADO disse...

Não seja idiota Max Weber Miranda (sic): o governo da floresta não anda caçando animais para levá-los para o zoológico. Esse gavião-real, por exemplo, foi levado para lá após o corte de uma árvore gigante que tombou com o ninho. Foi criado pelo pessoal do zôo. Existe outro gavião-real que foi atropelado por um caminhão e em Feijó e deixado num posto da Polícia Militar. Estava com uma pata quebrada e uma asa. O policial viajou mais de seis horas e deixou a ave no Zôo do Parque Chico Mendes. Há meses é tratado com carinho pelo pessoal. Voce acha que o gaviã-real não tem direito de comer uma galinha num dia e três dias depois um coelhinho? Livre, o gavião-real mata e come. Mas estando preso não pode ser alimentado com outro animal vivo.

MAX WEBER disse...

nao seja tao idiota altino machado,,como é que voçê caiu direitinho nas desculpas dos assessores do "governo da floresta".voçê presenciou o corte dessa árvore gigante? claro que nao,,
nao seja entao um defensor desses caras que sempre tem desculpas brilhante para coisas indescupáveis,,.
outra coisa a minha intençao nao era tocar na sua ferida,,pois eu pensava que voçê era um jornalista democrático.

ALTINO MACHADO disse...

Miranda,

faz o seguinte: vai ao Zoológico e solicita a docuemtnação com o histórico da ave. Caso haja crime ambiental, denuncie ao Ministério Público. O que não dá é para você ficar fazendo ilações e destilando seu ódio contra quem quer que seja. Faça algo mais consequente do que que esses seus comentários. Ser jornalista democrático é concordar contigo? Então não sou demcorático.

Grupo de Choro Afuá disse...

Alguém aí sabe como os indígenas tiram as penas do gavião real para fazer seu cocá? Em Thaumaturgo vi um Kaxinauá dizer que tinha atirado num, mas não conseguiu encontrá-lo, a pena vale ouro, só o chefe pode usar. Eles fazem "manejo" também???? Talvez... Ou eles pedem emprestado? Se for de "manejo", qual a tecnologia utilizada na retirada da pena? Qual o método de captura? É devolvido à natureza? Tudo bem! "eu concordo", eles podem.

walmir.AC.lopes disse...

Os índios fazem esse "manejo" há milênios, mantendo espécimes vivos em cativeiro nas aldeias para utilização das penas como adereços culturais de afirmação de Poder hierárquico, e nem por isso colocaram em risco a sobrevivência da espécie, que depende fundamentalmente das árvores de grande porte para o aninhamento. E quem abate árvores de grande porte não é o índio. Ele é, no máximo, um instrumento eventual e inconsciente dessa ganância avassaladora, que não respeita limites éticos ou legais.

Unknown disse...

Tenho duas amigas que são ex-diretoras do Parque. No tempo delas o trabalho realmente era feito de forma correta. Hoje não sei, mas penso que a atual gestão está mantendo o mesmo nível com os animais. A única bronca que eu sempre tive com o Parque, é de achar que as jaulas (das onças e do gavião) eram muito pequenas, poderiam ser maiores, imbecil do engenheiro que projetou-as. Há sim, a ultima vez em que lá estive, o mirante havia sido desativado, mais uma bronca do parque. No mais, eles fazem corretamente o trabalho que se dispõem. Não creio que criticar por criticar seja o caminho, aquela turma do parque realmente trabalha.
Hércules

Grupo de Choro Afuá disse...

obrigado Walmir! Realmente a culpa é também do manejo sustentável, árvores enormes ao chão que poderiam ter um ninho de gavião ou outro animal. Eles não tem culpa? "quem manda o gavião fazer ninho numa árvore rara"! Infelizmente alguns animais vão para o parque Chico Mendes devido as derrubadas sejam irregulares ou de manejo. Pois para uma árvore cair leva outras. Daqui 50 anos no mínimo será possível cortar as árvores do manejo, do cultivo.

Anônimo disse...

WALMIR,ESTES INDIOS QUE VOCE SE REFERE,DE MILENIOS DE ANOS ATRAS ERAM INDIOS SILVICOLAS NA SUA ESSENCIA.OS NOSSOS INDIOS DE HOJE ESTAO INEBRIADOS PELA TECNOLOGIA DOS BRANCOS PRINCIPALPAMENTE POR DINHEIRO.OBVIAMENTE QUE FORAM CONTAGIADOS.