segunda-feira, 3 de novembro de 2008

VIVER NO D'OURO

Paula Meirelles


Estou agora de passagem pelo município de Jordão. Cheguei no final da tarde de ontem para denunciar ao delegado de polícia a presença de invasores na Terra Indígena Tarauacá. Invadem-na para caçar e pescar. Não posso fazer nada além de denunciar e exigir providências. Não tenho homens suficientes para expulsá-los.

Minha atividade como indigenista foi mesmo a melhor opção de minha vida. Cada vez mais me dou conta do quanto a vida na cidade é um caos. Há quase cinco anos fui para a Frente de Proteção Etno-Ambiental do Envira, onde o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, meu pai, é chefe há quase 20 anos.

Passei dois anos com ele. Quando foi flechado eu estava lá e o socorri.
Aquele domingo ainda está bastante vivo na minha memória. Como bom escritor que é, meu pai fez uma relatório intitulado “As lições do domingo”. Até hoje não consigo terminar de ler sem me emocionar, afinal o "velho do rio" nasceu novamente.

Há três anos foi aberto o posto da Foz D’Ouro e logo assumi a chefia. Confesso que no começo não gostei. Para chegar ao posto gastei três dias numa canoa com o rio seco, literalmente. Minha vontade foi de voltar imediatamente, acostumada com o rio Envira, que é navegável o ano todo. Jamais imaginei que o Tarauacá fosse assim.

Passado um mês no posto, fui me apaixonando pelas belezas que aqui encontrei. Gradativamente, comecei a enxergar com outros olhos essa nova terra. O rio com seus repiquetes, levando tudo e todos a sua frente, passou a merecer o meu respeito. Aprendi que tudo tem seu tempo e sua hora, que basta cessar as chuvas para ele voltar a ser manso novamente.

Por aqui, o entardecer nos convida a pensar na vida, a sermos mais humildes diante da natureza. Além disso, é bom colher a fruta no pé e saborear, ir à praia cheia de melancia e comer até a barriga doer ou sentar no "banco da mentira" e contemplar o infinito do horizonte com tantas cores.

E o rio segue correndo como se já soubesse tudo da vida. E ele sabe. As pessoas perguntam como é viver no D'Ouro, mas não dá pra explicar muito com palavras. Seria necessário que pudessem enxergar através de meus olhos. Talvez alguns mais atentos encontrariam a resposta. Mas posso afirmar que aqui é mais que o paraíso.

Fiz um pacto de cuidar do rio e ele por sua fez cuida de mim, aliviando minhas angústias e saudades, deixando-me mais próxima das pessoas que amo. É assim que tento explicar um pouco a minha vida no D’Ouro.

18 comentários:

. disse...

Paulinha, simplesmente lindo, por isso que a cada dia fico mais apaixonado, beijos minha querida, que Deus te proteja e te ilumine muito.

Altemar disse...

Altino,
mais uma vez obrigado por trazer tanta beleza e humanidade para seus fiéis leitores.

Anônimo disse...

Como eu gostaria de ser um indio apenas para ver a Paulinha todos os dias.
Que mulher linda
Eu não teria problema nenhum em ser genro do Meirelles.
Linda e competente.

Anônimo disse...

Pelo jeito Tiago já é candidato pela unidade da família Ranzi e Meirelles. Dá-lhe, Jack.

Anônimo disse...

Paula...

Quem a conhece minimamente sabe da sua paixão pelo D'Ouro. Sabe que aquela região distante é sua casa, seu lar, seu paraíso, sua fonte inesgotável de vida.


Beleza de lugar... "lindeza" de mulher!

Parabéns, Altino... por publicar coisas tão humanas!

Abraço!

Altemar disse...

È como eu sempre digo: dê amor, dê carinho, dê conselho, dê até dinheiro, mas não dê confiança.
Sai pra lá bandudiinxirido.

Anônimo disse...

Esta Paula é mais um exemplo de nepotismo barato no serviço publico e arremata com uma visão hiper romântica do mundo que acerca..arghhhh!

Anônimo disse...

Para quem leu e gostou do texto, meu muito obrigada, para os pobres de espirito, so me resta ter pena, de nao poderem compartilhar comigo de lugar tao maravilhoso, mesmo que seja atraves de um simples texto.

Abracos para todos e obrigada Altino, pela forca

EdinaK disse...

Paula..lindo o texto, retrata com fidelidade toda essa sua relação com o D'Ouro..

Altemar disse...

Paula, que tal umas postagens lá no Blog dos homens invisíveis. Leio todo semana na esperança de ver pelo menos umas raras fotos. Ajuda ai vai. este texto e mais um já salva o ano, mais umas fotos e ai fica valendo até o natal de 2009.
Felicidades

P.S. quanto ao anônimo de 02:32 PM acho que ele tá com problema de teclado. Acredito que o texto dele, com algumas correções léxicas poderia ter ficado:
"Paula é mais um exemplo de serviço publico barato. Está com uma visão hiper romântica acerca do mundo e arremata que nepotismo não...rghhhh!" (acho que preserva os caracteres originais)

. disse...

a Paulinha é uma mulher encantadora, apaixonada pela vida, apaixonada pelo que faz, ela com simpatia e simplicidade me faz enxergar o mundo por outro prisma. Agradeço a Deus por ter colocado você em minhda vida... beijos minha querida

Anônimo disse...

Esse anônimo das 2:32 parece que é...arghhhh!

Anônimo disse...

A foz D´Ouro descobriu ouro, do mais puro quilate, quando essa menina Paulinha foi para lá. Ouro de sensibilidade, ouro de empatia, sintonia com a floresta. Ouro raro, raríssimo. Maravilha que ainda existe esse tipo de ouro na humanidade. Essa menina D´Ouro vai longe. Vamos com certeza ler muita coisa ainda, ouvir muito falar dessa iluminada garota. Com uma proteção dessas o rio com certeza vai retribuir, como ela mesma o disse. Longa vida para a protetora e protegido.
Eduardo de Souza

Anônimo disse...

Obrigada, Eduardo, adorei suas palavras, e Altemar, gostaria muito de postar textos e fotos no meu blog, so acontece, que esqueci a senha, entao nao sei o que fazer, se puderes me ajudar fico grata.

Abracos.

Anônimo disse...

Nossa, esta Paulinha é mesmo muito querida hein!!!! até eu passei a gostar dela agora, com tantos elogios assim, sinal que faz algo de bom pra humanidade. Se bem que sempre ouço falar muito bem dela lá por Feijó, onde também é muito querida.

Abraços Paulinha

Tatiana Alencar disse...

Paula,

Me chamo Tatiana e estou trabalhando com um reporter americano que estah tentando contactar a voce e a seu pai desde setembro.

Por favor entre em contato, obrigada.

Edinaldo disse...

Legal te encontrar de novo!
Fiquei muito contente em saber que está bem.
Dê um beijão na minha amiguinha Aninha, e um forte abraço a todo seus familiares.

Bjos,

Edinaldo.

Edinaldo disse...

Paula,

Que bom te encontrar novamente!
Fiquei muito contente em saber que está tudo bem contigo e que está fazendo o que gosta. Ah! Dê um beijão na Aninha, minha amiguinha.

Abraço a vc e todos os seus familiares, a quem tenho muita admiração.

Edinaldo.