segunda-feira, 3 de novembro de 2008

VESTIDO DE BRANCO

Paulo Henrique Valadares


Acabara o procedimento cirúrgico. Desprezei as luvas e aquela incômoda sensação de dúvida diante da difícil decisão. A amputação fora realizada.

Distraído pelo lavar das mãos, voltei às lembranças daquele diálogo que tivera minutos antes.

- É grave doutor?

- Infelizmente sim, seu Manoel.

- ...?

Quais seriam as melhores palavras para anunciar a dor e ainda manter acesa a esperança daquele olhar, que, incomodamente, insistia em enxergar-me como instrumento de um milagre? Por quanto tempo resistiria imune ao contágio daquele sofrimento?

- Os exames confirmaram a minha suspeita...

- Vou ficar bom doutor?

- ...

- Vou ficar bom, doutor? O senhor vai me curar?

- Seu Manoel... Infelizmente...

De certa forma, parte de mim também ficou ali, frio e desprezado naquele balde sujo de sangue.

Paulo Henrique Valadares é médico em Rio Branco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino um recado ao Doutor Paulo.


Ao Doutor Paulo o meu respeito!
Em poucas palavras o Senhor trouxe para a realidade o sentimento da "dor" e ao mesmo tempo "amor" ao próximo!
Infelizmente Doutor o Senhor nesse caso não operou um milagre.. mas, a sua sensibilidade ao relatar em pouquíssimas palavras o que viu, sentiu e passou.. o levará em outros procedimentos a operar milagres (com os seus conhecimentos, com o seu sentimento de homem bom e abençoado por Deus!
O Senhor demonstrou no que escreveu.. ser um homem de muita sensibilidade e bom, porém, existem outros homens vestidos de branco que não tem o mesmo sentimento de bondade.
Presenciei essa semana em um local hospitalar aqui no Sudeste uma pessoa meio patética, um ser ríspido (médico), indiferente aos seus pacientes que me fez questionar se ele de fato havia feito algum dia um juramento para buscar curar e salvar vidas!
Eu além de presenciar aquela figura ser grosseira com as pessoas também fui tratada da mesma forma.
Enfim, evidentemente que tentei falar para a infeliz pessoa que haviam pessoas ali necessitando dele e se ao menos ele poderia ser mais delicado com os que sofriam (recebi uma resposta muito sem sentido e patética).
Fui à direção do hospital e protestei.. lá me disseram que ele é um excelente profissional, mas, infelizmente é ríspido.
Argumentaram que por ser interior de Estado eles não conseguem outros profissionais e eu sai de lá descrente e revoltada com a situação.
Hoje ao chegar na minha casa e ao ler o blog, senti que existem "Doutores" no melhor sentido da palavra, que existem profissionais bons que honram o título que receberam.
O Senhor ao desabafar mostrou que existem bons profissionais e eu deixo o recado.. tenha fé.. através de suas mãos e com a ajuda de Deus ouviremos que o Senhor realizou proezas, verdadeiros milagres!
Estarei orando por isso!
Orarei também pelo "médico" que encontrei na quarta-feira última que Deus toque no coração dele para ter o sentimento da bondade e da sensibilidade que o Senhor teve e tem ao lidar com os pacientes.
Não se sinta "menos".. se sinta "mais" um instrumento de Deus .. eu creio que o Senhor é uma boa pessoa.. Deus o abençoe!