sexta-feira, 5 de setembro de 2008

DIA DA AMAZÔNIA

Adalberto Veríssimo: desmatamento cai,
mas não dá para comemorar a data




Dados do Boletim Transparência Florestal, elaborado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), revelam que em julho deste ano a Amazônia Legal sofreu desmatamento de 276 km². Isso representa uma queda de 71% em relação a julho do ano passado, quando o desmatamento somou 961 km² . Em relação ao mês anterior (junho), que teve desmatamento de 612 Km², foi registrado uma redução de 54%.

Hoje é o Dia da Amazônia. Embora tenha sido decretado pelo Congresso Nacional e instituído pelo presidente Lula e pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, para ser comemorado anualmente, em todo o território nacional, o engenheiro agrônomo Adalberto Veríssimo, um dos fundadores e coordenadores da pesquisa do Imazon, afirma que não existe quase nada a comemorar.

Em que pese a queda de 71% no desmatamento, Veríssimo assinala que isso é como se estivéssemos comparando um paciente com 42 graus cuja febre baixou para 41 graus. E o que ele faria em benefício da Amazônia caso ocupasse o cargo do ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente?

- Primeiro é importante fazer com que o estado brasileiro esteja presente na Amazônia e não achar que os problemas possam ser resolvidos com pirotecnia a partir de Brasília. É necessário orçamento para fortalecer as secretarias estaduais de meio ambiente, pulso firme para fazer zoneamento ecológico-econômico e regularização fundiária. É necessário menos Brasília e mais Amazônia, sem conchavos. É necessário fazer aquilo que realmente faz a diferença - afirma.

Leia a entrevista de Adalberto Veríssimo, ex-consultor do Banco Mundial e autor de dezenas de livros e artigos sobre a Amazônia, região que poucos conhecem tão bem quanto ele.

Blog da Amazônia.

Um comentário:

Lucia Freitas disse...

Oi, Altino
Tudo bem contigo? claro que vim te visitar para ler o post do dia da
Amazônia - o meu já já sai.
O faça a sua parte (http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte) está com blogagem coletiva pelo dia. Não resolve, a gente sabe. Talvez conscientize.
bj