quinta-feira, 12 de junho de 2008

REALISMO FANTÁSTICO

"Acre terá o mesmo amanhecer de Brasília"

Ninguém consegue levar mesmo a sério a trapalhada do presidente Lula e do senador Tião Viana ao decidirem que, a partir do dia 23 de junho, seja reduzida em uma hora a diferença do fuso horário do Acre em relação a Brasília.


Ambos providenciaram a mudança para atender as emissoras de TV, especialmente a Rede Globo, que tem sido obrigada a respeitar a Portaria 1.220/2007 do Ministério da Justiça, a classificação indicativa da programação.

A trapalhada é federal porque, por exemplo, para evitar que as crianças tenham que levantar-se no escuro, as escolas do Acre terão que mudar seus horários.

E assim faremos, em todos os ambientes sociais, para atender à vaidade do senador, que chegou a retirar a proposta dele mesmo de consulta à população no caso dessa mudança tão drástica.

- Ora, se é pra mudar o horário da aula, por que não deixar o relógio como estava? - questiona o cronista Antonio Alves.

Para atender à Rede Globo, Toinho, e, em troca, aparecer ao vivo toda as semanas nos telejornais da afiliada Rede Amazônica.

Leia aqui o contorcionismo de dois assessores do senador, que assinam "reportagem" no Página 20 como se fossem da equipe do jornal. Entre outras maravilhas, anunciam no título que "o Acre terá o mesmo amanhecer de Brasília".

Excesso de empoderamento dá nisso.

13 comentários:

Unknown disse...

Pois é, continuam afirmando coisas tais como a de que o Acre estará, com a mudança, "Participando mais da vida econômica, política e cultural do país". Agora, é sentar e esperar que demonstraem a tal afirmação.

Sabe, Altino, é boa vontade de sua parte classificar a peça como 'realismo fantástico', a matéria está mais para humor negro (dos ruins). É a velha técnica da repetição pretendendo transformar algumas mentiras em verdade.

João Maurício da Rosa disse...

Prezado Altino,
Meus filhos e a patroa estão vivendo em Porto Velho há dois meses. Neste período, eu tive oportunidade de levar as crianças para a escola em duas belas manhãs de segunda-feira. As aulas começam às 7h30 (6h30 em Rio Branco). Não vi diferença na luminosidade. E as crianças não se queixam. Quando mudar o horário eu vou festejar, porque não terei mais que ficar lendo jornal na porta do sindicato até dar 7h30 ou 7h40 para chegar a moça que abre as portas para mim ler o seu blog já que não tenho internet em casa.
Um abraço

Unknown disse...

Impressionante como os argumentos pró mudança são sempres marcados pela confusão. O amigo que se denomina de rodadaacre não foge a regra. Ele não percebeu que se não mudarem as horas de inicio das aulas e da abertura do emprego dele, as coisas continuarão como estão. Ou mesmo que poderão ocorrer mudanças que impedirá ele de levar as crianças para a escola porque terá de chegar mais cedo no emprego. Ou seja, o exemplo dele é, simplesmente, uma questão relacionada ao horário de abertura do emprego e das escolas. Isso não precisa mudança no fuso horário para mudar.

...é nisso que dá o tipo de informação enganosa da matéria dos funcionários do senador Tião.

João Maurício da Rosa disse...

O poblema é que a moça vai continuar chegando às 7h30 ou 7h40
hehehe

João Maurício da Rosa disse...

O poblema é que a moça vai continuar chegando às 7h30 ou 7h40
hehehe

Unknown disse...

...além do mais, sete e meia da manhã em Porto Velho corresponde a seis e meia da manhã em Rio Branco no fuso horário atual. Logo, as diferenças de luminosidade não serão perceptíveis porque o sol já tera nascido as seis e meia em Rio Branco.

Entretanto, depois da mudança do fuso horário, seis e meia da manha equivalerá o momento que hoje marcamos como cinco e meia da amanhã. Ele vai perceber mudanças na luminosidade sim, a partir daí.

Este blog publicou uma fotografia feita pelo Evandro Ferreira mostrando a luminosidade da atual 4:45 e que será 5:45 depois da mudança: luminosidade, apenas, da iluminação pública.

cadu.lopes disse...

Não estou entendendo tanto drama por causa dessa mudança de fuso. Lá para o Sul do país todo ano se adianta o relógio e se atrasa o relógio em uma hora por causa do horário de verão. E a vida das pessoas continuam as mesmas. Se vamos levantar com tudo escuro, ué, eu morei em outras regiões do país, e acordava às 6 horas da manhã em plena noite. E isso não foi nenhum problema para a minha vida. Sou acreano, e não estou aqui querendo aqui padronizar nada. Não digo que é só porque em outros estados é assim que devemos ser também. Só estou usando como exemplo de que essa mudança pode sim ser melhor. E nem falo tanto por questões econômicas, comerciais... Eu prefiro que escureça mais tarde. Sair do trabalho e ainda poder ver o pôr do sol (diga-se de passagem, o Acre tem um dos mais lindos que eu conheço - a não ser em período de queimadas, claro). Se as crianças vão acordar mais cedo, é só uma questão de adaptação.
Carlos Eudardo

Anônimo disse...

Altino, o tempo pós moderno é o tempo das banalidades e dos desejos e paixões pessoais. É o tempo também desse capitalismo deformador da cultura e dos corpos. Mais que uma mudança de horário, o que o Senador nos faz é engolir guela à baixo uma nova cultura que vai contra a nossa. Quer ele mudar nossos hábitos, expropriar nossas ações cotidianas e como fizeram os colonizadores antigos colonizar o ser aos seus interesses e desejos. Mais que mudar nosso relógio, a mudança vem sobre nossos corpos, num novo condicionar da marcha moderna, num ritimo pessoal e intranferível, muito pessoal. É uma nova colonização: acordar mais cedo para ir ao trabalho, dormir mais tarde, já que o corpo vai custar a conformar-se, e acima de tudo à assitir as novelas(causa máxima da colonização moderna. Mais que mais me me fere a dignidade humana, é que tudo aconteceu sem que eu pudesse dizer uma ai, sequer uma expressão de repulsa ou conformação. Muito me decepcionou um senador que ajudei a eleger, se prostando à onda da e´propriação capitalista, querendo colonizar essa identidade (criada nos ultimos 8 anos) e usá-la para vender e comprar, ou mesmo fazer qualquer outra coisa sem dar contas a ninguém.

Jalul disse...

Quero ver é quando a merda deste sol decidir parar de iluminar as mentes brilhantes. Os leitores talvez não saibam, mas deveriam saber que, políticos que são políticos de verdade, para evitar o declínio de matérias triurgentes, usavam, ou usam, o artifício de parar o relógio à meia noite em ponto. Assim a vida não cai em exercício findo e os impostos podem vigorar no exercício seguinte. Mundo bom! Pode tudo!
Desta forma, pouco importava que o último dia de dezembro tivesse 27, 28, 29 horas ou até 32 horas. O imposto gritava mais alto.
Político pode tudo!
Ô, meu Tião, precisava disso?
Precisava?
Arresponda, por favor!

João Maurício da Rosa disse...

Acontece que eu acordo às 5h30 e tenho que esperar, no horário atual, duas horas para o trabalho. Com a mudança, vou continuar a acordar 5h30, mas o relógio vai marcar 6h30. Em Rio Branco, pra mim fazer compras no Formigão, tenho que esperar 2h30, o sol está escaldante quando aqui é 8 horas. A partir da mudança, o Formigão vai passar a abrir às 7 horas, embora o relógio aponte 8 horas...Para mim, tudo vai ficar mais rápido

Acreucho disse...

O problema de mudança do fuso horário não é os problemas que poderão nos trazer. O "motivo", pelo qual será mudado é que nos irrita. É aquele negócio de sempre nos curvarmos aos desejos dos "maiorais", dos "coronéis" dos "doutores", que são quem sempre "levam as vantagens". Claro que alguma vantagem quem promove isso está levando...sem dúvida...

Alma Acreana disse...

Caro Altino,
É imprescionante o discurso medíocre e com bases em falácias de Viana e seus aliados. Eles falam que estão corrigindo uma distorção histórica. A única coisa que anda distorcida são suas mentes. Só falta agora criarem uma lei para aproximar geograficamente o Acre dos grandes centros urbanos.Como? Pergunte as mentes brilhantes desses políticos!
Enquanto urgem projetos fundamentais na área de saneamento e saúde, esses lacaios do povo vem com essas loratas, e que todos agora vamos "pagar o pato".
Isso é um insulto à inteligência dos acreanos.
Fraternalmente,
Isaac Melo

Altemar disse...

Se bem ou mal me lembro a Rússia tem nove fusos e nem por isso a TASS, o Patarkatsysville (in memorian e já tardian), os Boris, Mevdev etc sonharam com um único amanhecer. Laiká nóis laika, o moni qui é gudi, é qui nóis num revi.
Eu queria mesmo era uns 3 meses de friagem, isso sim. Se eu pedir será que ele consegue?