sexta-feira, 6 de junho de 2008

CRIMES AMBIENTAIS NO COTIDIANO

Oswaldo Sevá



Amigo Altino

Sei como é, já me ocorreu parecido: você mostra o absurdo que resulta dos erros e crimes dos outros, depois você é que é chamado às falas.

Para te apoiar nessa defesa perante o chamado "quarto poder" do Ministério Público, vai anexo uma síntese fotográfica do Rio Acre, que banha a capital acreana:

1. O esgoto que atravessa o Parque da Maternidade: pena que a foto não tenha cheiro!

2. A estação de captação de água que suga muito barro e areia alguns meses por ano. (ambos fotogrados por mim em julho de 2006)

3. O mesmo encontro das águas coloridas que você divulgou, fotografado por um profissional da imprensa local em setembro de 2005.

Quem devia estar sendo interrogado, data vênia, são os que não providenciaram o investimento na coleta e no devido tratamento dos esgotos: os ex-governadores e ex-prefeitos todos, e mais os atuais Binho Marques e Raimundo Angelim.

Saravá.

Oswaldo Sevá é professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

4 comentários:

Unknown disse...

A fotografia assinada pelo E. Ferreira é terrível. O velho Acre está transformado num esgoto a "céu aberto". A fotografia do post do Altino é fichinha diante desta última.

...bom, parece que, agora, a senhora Promotora terá outros a quem interpelar judicialmente. Poderia começar pelas sugestões do Sevá.

Anônimo disse...

Se eu tivesse ai no Acre iria tirar centenas de fotos dos rios e igarapés da nossa Cruzeiro do Sul e mostrar a essa senhora e ver se para cada rio ou igarapé poluido daria um processo. Só assim ela iria conhecer o trabaho que ela deixa de fazer.

Acreucho disse...

Não é possível, que diante de tantos fatos, documentados, essa senhora, ainda continue com esta bobagem de processar o Altino.
O trabalho de uma "Promotoria do Meio Ambiente" não seria o contrário? Chamar as falas, quem polui e não quem denuncia? Ou servirá para acobertar os erros e incompetências das autoridades (ir)responsáveis pelo setor?
Como diria Roberta Miranda.
"São tantas coisas"...

Jalul disse...

Jesus, até que enfim! Entenderam a mensagem. Oh!!!!

Sabe, Oswaldo, há uma procuradora no Acre, ciente de seus compromissos com o ambiente. Falo da Doutora Patrícia Rêgo. Na pior estiagem que aconteceu no Acre, o céu foi invadido por uma densa fumaceira. Acredite, fiz mais de 50ligações num único dia. Estas ligações, tanto locais quanto para Brasília, foram fruto do meu desespero diante do quadro de saúde da minha mãe, e, também, por imaginar os hospitais lotados de crianças e idosos asfixiados.

Gabinete Civil, Procuradoria da República, Imac, Ibama, MMA, Corpo de Bombeiros, disk-denúncia e etecétera e tal.

Marina, à época, estava em tratamento médico. O telefone do Ibama local estava cortado, por "excesso" de pagamento. Enfim, de forma muito custosa, consegui falar com Jane Villas Boas, no seu sagrado horário de almoço.
Jane me disse que, pasme, no MMA não havia qualquer comunicado sobre o caos fumacento. Estranhei.

Por muito menos, quando muito por situação igual, Roraima teve atendimento especial e verba especial para tratar do fogo de lá.
E o fogo daqui?
Pedi para a amiga Jane que fizesse sugestões ao então governador para que decretasse estado de emergência. Isso, não posso dizer se foi. Não lembro. O certo é que, quando a Doutora Patrícia entrou no caso, a coisa mudou. Entrou com força, usando apenas a lei. Foi para a linha de frente. Queimou tá preso! Nada melhor que a força coercitiva para preservar a saúde de toda uma população.

É esse o papel do MP. Como já disse numa outra ocasião, o MP é o braço da sociedade. Ministério Público forte é sociedade forte. Quem age em nome da sociedade, seja através de qualquer tipo de mídia, não merece castigo.

Espero não mais ver pessoas andando de máscara, ou presas em seus quartos de ar condicionado, por conta da ganância de uns e da prevaricação de outros.

Não tenho linha direta com a Doutora Patrícia Rêgo, mas que ela é séria, lá isto é!
Creio que a Doutora Meri também seja. Vou continuar crendo.

Oswaldo, que bom que você tenha vindo reforçar as denúncias. Altino não é, como se pode ver, um solista desesperado, porquanto denuncia o ululantemente óbvio e que deveria ser por todos denunciado.

Grande abraço.