terça-feira, 1 de abril de 2008

COMO NOS BONS TEMPOS

Antonio Alves

O trabalho me faz viajar, de repente, por lugares inesperados. Agora mesmo ando entre Minas e Brasília, e como são caras essas lan houses daqui! Mesmo longe, entretanto, o Acre me acompanha –ou por telefone ou por encontros com companheiros nas reuniões da vida, acabo sempre sabendo as últimas. E a última que fiquei sabendo, por fonte fidedigna, é uma boa.

Está tudo acertado e, a convite de Elson Dantas, o velho jornalista Elson Martins vai promover uma renovação no formato e no estilo do jornal Página 20. Entre outras coisas, Élson Martins quer fazer retornar as grandes reportagens sobre temas regionais e dar mais agilidade à edição online do jornal que, hoje, apenas reproduz a edição escrita. Para isso vai convocar o jornalista e blogueiro Altino Machado, que se somará à equipe já existente e que será mantida.

Sendo assim, já me sinto também convidado, embora ainda não o tenha sido mas, enxerido como sou, vou me oferecendo para fazer novamente uma coluna diária, no estilo da que fazia nos anos 80 no extinto jornal O Rio Branco, sob a editoria do saudoso Zé Leite. Acho que podemos relembrar a liberdade e criatividade que demonstramos naqueles tempos bons e difíceis. Agora com mais facilidade, que ninguém é de ferro, mas com a mesma gana de descobrir novos caminhos.

Os antigos, que já trabalham na redação lá do céu, os que nos ensinaram a arte, ficarão satisfeitos.

O texto de Antonio Alves está no blog O Espírito da Coisa. Meu comentário: na verdade vos digo que o jornalista Elson Martins foi desconvidado pelo Página 20. No sábado, Martins ouviu do diretor Elson Dantas que o ex-governador Jorge Viana e o senador Tião Viana, ambos do PT, interferiram contra a contratação dele para renovar o jornal. Dantas disse, ainda, que os jornalistas Aníbal Diniz e Itaan Arruda, assessores do governador Binho Marques, também teriam apelado para que Martins fosse desconvidado e para que o diretor deixasse o jornal como está. Quanto a mim, sempre fui carta fora do carteado político. Jorge, Tião, Aníbal, Itaan e Elson são suficientemente espertos para evitarem-me numa empreitada desse nível. Sabem que não conseguem impor em minha vida a política ao jornalismo. Leonildo Rosas aposta que é uma pegadinha do Toinho. Em tempo: não esqueçam que amanhã é dia, neste blog, do artigo semanal do companheiro Narciso Mendes.

Nenhum comentário: