quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

OS CAMINHOS DE CHICO MENDES


Dica imperdível para quem mora em Rio Branco: a exposição "Os Caminhos de Chico Mendes", na Biblioteca da Floresta Marina Silva, na qual o artista plástico Wagner San relata em 24 telas e gravuras a floresta, o povo e a trajetória do líder sindical e ecologista de Xapuri.

A exposição foi idealizada pelo Instituto Chico Mendes, presidido por Elenira Mendes, filha do sindicalista, e tem como objetivo atrair a juventude a fazer parte da luta em defesa da floresta.

O artista Wagenr San nasceu em Bodoquena (MS) e começou a desenhar aos nove anos de idade. Ele é comprometido com a educação ambiental e há um ano chegou no Acre para conhecer e retratar o legado de Chico Mendes e da luta de quem vive na floresta.

- As imagens que se soltam de sua percepção conferem ainda uma beleza inacabada. como se um sopro pudesse devolver a luta de Chico Mendes na aliança com a educação ambiental - escreveu a cientista social Michèle Sato.

Oficina
A Biblioteca da Floresta Marina Silva tem divulgado precariamente suas atividades, mas durante todo o mês de dezembro estará envolvida com várias atividades voltadas à história e aos ideais Chico Mendes, assassinado em 22 de dezembro de 1988, por defender os direitos de sobrevivência dos povos da floresta e a preservação dos recursos naturais.

Amanhã, por exemplo, das 14 às 17 horas, será realizada a Oficina de Criação: “Educação Ambiental, Arte e Juventude”, ministrada por Wagner San, com objetivo de envolver a juventude nos ideais de Chico Mendes através da arte. Serão utilizadas técnicas de desenho com carvão vegetal em papel canson A3.

A oficina se destina, prioritariamente, a jovens educadores ambientais, componentes de coletivos educadores, professores, artistas, lideranças populares e simpatizantes da causa ambientalista. Numero de Vagas: 20.

Assista ao breve bate-papo com Wagner San

Um comentário:

Leila Ferreira disse...

E por estes motivos e outros, que adoro este Blogs.
Encontramos nele de tudo um pouco Política, Culinária, Meio Ambiente, Cultura, arte, musica poesia a flor da pele.
Em Jornal e Blogs nenhum se vêm tanta coisa boa ao mesmo tempo, e as noticias ruim nem sempre aparecem, nos demais jornais e Blogs.
Parabéns ao San e a você Altino.